segunda-feira, 2 de abril de 2012

21º Encontro


Alfabetização e Linguagem

21º Encontro 15 / 02 / 12

TUTORA: JANETE FERREIRA

Leitura-fruiçaõ: A coisa ( Ruth Rocha)

PAUTA:
1-Leitura do diário de bordo para retomada do encontro anterior.

Socialização das unidades:

Unidade II
·      A contribuição da leitura na formação linguística do aluno e
na sua constituição como sujeito leitor.

Unidade III
·      Textos de alfabetizandos: uma reflexão sobre os fatores discursivos e linguísticos.

Chegamos ao final do curso, mas não podemos esquecer de fazer a introdução e conclusão do portifólio, então mãos à obra.

TAREFA Nº 14
    Vocês devem se  lembrar do primeiro dia do curso, devem se lembrar também de como se sentiram: inseguras, animadas, preocupadas, desanimadas, à procura do novo, prontas para aprender, curiosas etc...
    Para que possamos fazer uma avaliação, teça um texto com suas palavras, descrevendo qual era sua postura diante do curso, e como é agora, se superou suas expectativas,se foi muito cansativo, se enquanto grupo se doou? Enquanto crescimento, se cresceu?Se houve trocas de conhecimentos.
    A ideia que está em questão, assim, é a de que a história de vida do professor, nesse momento participante de um processo de formação, é uma referência importante no modo como vão ser construídas novas aprendizagens e saberes. As experiências que já viveu ou viverá ao alfabetizar,  avaliar e relacionar-se com os alunos, serão tornadas por vocês cursistas, para fazerem comparações, identificar semelhanças e diferenças, estabelecer vínculos e conexões com a teoria em estudo no processo de formação.
    Boa sorte à todas nessa nova caminhada, e espero  ter contribuído um pouco mais na Formação de cada uma de vocês.
Tutora:Janete Ferreira

DIÁRIO  DE BORDO

21º Encontro – Pró – Letramento

Registrado pela cursista Denise Cristina Pinho
 
            Iniciamos o vigésimo primeiro encontro no dia 15 de fevereiro de 2012,  com a leitura de Ruth Rocha, A coisa e em seguida juntamente com as cursistas discutimos vários tópicos das Unidades II e III do fascículo.
           O fascículo Complementar nos trouxe, a partir de relatos de outros professores com o Tema “História de Vida”, onde nos deu a  oportunidade de refletir sobre questões relacionadas ao processo de ensino aprendizagem da Língua escrita nas séries ou ciclos iniciais do Ensino Fundamental.
            Atividades relacionadas à identidade do aluno oportunizando a função social da escrita e como registro podem extrapolar o tempo e o espaço. As cantigas de roda e de ninar são ótimas formas de introduzir o aluno no sistema linguístico ou ampliar seu conhecimento, permitindo a descoberta das relações sonoro-gráficas e possibilidades combinatórias das unidades linguísticas.      
             Outro fator importante é a contribuição que a leitura oferece na formação linguística do aluno, com diferentes tipos de textos, articulados com a oralidade.
             Assim concluímos que precisamos ensinar a língua e saber que os alunos já possuem uma experiência linguística que pode ser ampliada, favorecendo sua inserção em práticas reais de leitura e escrita, ou seja, praticando o letramento.
            O trabalho com o fascículo complementar foi gratificante, pois nos motivou, aprendemos questões diversificadas, que trabalham, extrapolam e inter-relacionam  os textos estudados.    
            Exploramos o trabalho com a oralidade à partir da discussão dos sentidos do texto: Cenas de rua, de Ângela Lago. O texto desencadeou várias interpretações, o que motivou a participação de todos.
           Encerramos com um jantar na própria Unidade Escolar com a participação do Supervisor de Ensino Alceu Sergio Pereira, nos parabenizando pelo esforço e superação, pois nossa caminhada não é fácil afirma o Supervisor.




                               ÚLTIMO ENCONTRO DO PRÓ LETRAMENTO...


POSE PARA AS FOTOS...


AS CURSISTAS...





                               


ÉVELYN...

                                          PARABÉNS  MENINAS, VOCÊS MERECEM...
                                                   OBRIGADA PELO EMPENHO...


AS MENINAS....



COORDENAÇÃO............


ADRIANA ..


                                            SUPERVISOR DE ENSINO ALCEU SERGIO
MUITO OBRIGADA POR TER CONFIADO EM NOSSO TRABALHO...





0 comentários:

Postar um comentário