Alfabetização e Linguagem
21º Encontro 15 / 02 / 12
TUTORA: JANETE FERREIRA
Leitura-fruiçaõ: A coisa ( Ruth Rocha)
PAUTA:
1-Leitura do diário de bordo para retomada do encontro anterior.
Socialização das unidades:
Unidade II
· A contribuição da leitura na formação linguística do aluno e
na sua constituição como sujeito leitor.
Unidade III
· Textos de alfabetizandos: uma reflexão sobre os fatores discursivos e linguísticos.
Chegamos ao final do curso, mas não podemos esquecer de fazer a introdução e conclusão do portifólio, então mãos à obra.
TAREFA Nº 14
Vocês devem se lembrar do primeiro dia do curso, devem se lembrar também de como se sentiram: inseguras, animadas, preocupadas, desanimadas, à procura do novo, prontas para aprender, curiosas etc...
Para que possamos fazer uma avaliação, teça um texto com suas palavras, descrevendo qual era sua postura diante do curso, e como é agora, se superou suas expectativas,se foi muito cansativo, se enquanto grupo se doou? Enquanto crescimento, se cresceu?Se houve trocas de conhecimentos.
A ideia que está em questão, assim, é a de que a história de vida do professor, nesse momento participante de um processo de formação, é uma referência importante no modo como vão ser construídas novas aprendizagens e saberes. As experiências que já viveu ou viverá ao alfabetizar, avaliar e relacionar-se com os alunos, serão tornadas por vocês cursistas, para fazerem comparações, identificar semelhanças e diferenças, estabelecer vínculos e conexões com a teoria em estudo no processo de formação.
Boa sorte à todas nessa nova caminhada, e espero ter contribuído um pouco mais na Formação de cada uma de vocês.
Tutora:Janete Ferreira
DIÁRIO DE BORDO
21º Encontro – Pró – Letramento
Registrado pela cursista Denise Cristina Pinho
Iniciamos o vigésimo primeiro encontro no dia 15 de fevereiro de 2012, com a leitura de Ruth Rocha, A coisa e em seguida juntamente com as cursistas discutimos vários tópicos das Unidades II e III do fascículo.
O fascículo Complementar nos trouxe, a partir de relatos de outros professores com o Tema “História de Vida”, onde nos deu a oportunidade de refletir sobre questões relacionadas ao processo de ensino aprendizagem da Língua escrita nas séries ou ciclos iniciais do Ensino Fundamental.
Atividades relacionadas à identidade do aluno oportunizando a função social da escrita e como registro podem extrapolar o tempo e o espaço. As cantigas de roda e de ninar são ótimas formas de introduzir o aluno no sistema linguístico ou ampliar seu conhecimento, permitindo a descoberta das relações sonoro-gráficas e possibilidades combinatórias das unidades linguísticas.
Outro fator importante é a contribuição que a leitura oferece na formação linguística do aluno, com diferentes tipos de textos, articulados com a oralidade.
Assim concluímos que precisamos ensinar a língua e saber que os alunos já possuem uma experiência linguística que pode ser ampliada, favorecendo sua inserção em práticas reais de leitura e escrita, ou seja, praticando o letramento.
O trabalho com o fascículo complementar foi gratificante, pois nos motivou, aprendemos questões diversificadas, que trabalham, extrapolam e inter-relacionam os textos estudados.
Exploramos o trabalho com a oralidade à partir da discussão dos sentidos do texto: Cenas de rua, de Ângela Lago. O texto desencadeou várias interpretações, o que motivou a participação de todos.
Encerramos com um jantar na própria Unidade Escolar com a participação do Supervisor de Ensino Alceu Sergio Pereira, nos parabenizando pelo esforço e superação, pois nossa caminhada não é fácil afirma o Supervisor.
ÚLTIMO ENCONTRO DO PRÓ LETRAMENTO...
ÚLTIMO ENCONTRO DO PRÓ LETRAMENTO...
ÉVELYN...
OBRIGADA PELO EMPENHO...
AS MENINAS....
COORDENAÇÃO............
ADRIANA ..
MUITO OBRIGADA POR TER CONFIADO EM NOSSO TRABALHO...
0 comentários:
Postar um comentário