11º encontro: Apresentação do Fascículo 5 : Jogos e brincadeiras

 
“Paciência e
Perseverança
tem o efeito mágico
de fazer as
dificuldades
desaparecerem...
e os obstáculos
sumirem.”
(John Lennon)
11º ENCONTRO
    TUTORA: JANETE


ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
Tutora: Janete ferreira
11º Encontro            27/10/2011
·         Vídeo: Fascículo 5: Jogos e brincadeiras
                                                                                                                                  
·        Leitura do Diário de Bordo para retomada do encontro anterior.
Grupo é... grupo
A cada encontro: imprevisível.
A cada interrupção da rotina: algo inusitado.
A cada elemento novo: surpresas
A cada elemento já parecidamente conhecido: aspectos desconhecidos.
A cada encontro: um novo desafio, mesmo que  supostamente já vivido.
A cada tempo: compromisso fazendo história.
A cada conflito: rompimento do estabelecido para a construção da mudança.
A cada emoção: faceta insuspeitável.
A cada encontro: descobrimento de terras ainda não desbravadas.
Grupo é grupo.
                            Madalena Freire
FASCÍCULO 5
O lúdico na sala de aula: Projetos e jogos
Neste fascículo, veremos alguns exemplos de jogos e brincadeiras realizados por professoras de escolas públicas . Em todos eles, os alunos colocam em prática habilidades diretamente relacionadas à Língua Portuguesa: na produção de um almanaque, em atividades lúdicas de leitura e escrita, de canto e expressão oral e de compreensão do sistema de escrita alfabética.

INTERVALO DIRIGIDO..AS CRIANÇAS APRENDEM BRINCANDO, SEGUINDO REGRAS E APRENDENDO A RESPEITAR UNS AOS OUTROS..

BRINCANDO....
BRINCANDO DE CASINHA...
JOGANDO..

OS MENINOS E SEUS CARRINHOS...
LENDO...

ALGUNS JOGOS PARA SALA DE AULA...Um desafio de ensinar a ler através de jogos.


Leitura de Letras

1.   Bingo de Letras
Materiais: lápis, papel e cartões com as letras do alfabeto.
Procedimento: Cada aluno ou grupo de aluno recebe um pedaço de papel e escreve uma das palavras da lista trabalhada. O professor passa a sortear as letras, mostrando-as e repetindo seu nome várias vezes. Caso a criança ou grupo tenha a letra sorteada em sua cartela deverá marcá-la.  Vence aquele que marcar, primeiro, todas as letras da cartela.

Leitura de Palavras:

1.   Bingo de Leitura
Materiais: lápis, papel e fichas com as figuras correspondentes as palavras da lista trabalhada.
Procedimento: Cada aluno ou grupo de aluno recebe um pedaço de papel, escolhe quatro palavras da lista e as escreve. O professor passa a sortear as fichas, mostrando-as e repetindo seu nome várias vezes. Caso a criança ou grupo tenha a palavra correspondente em sua cartela deverá marcá-la.  Vence aquele que marcar, primeiro, todas as palavras da cartela.

2.   Preguicinha
Materiais: envelopes de colorset com abertura nas duas extremidades, cartões com palavras de uma lista já trabalhada
Procedimento: Esconder o cartão no envelope e propor a adivinhação da palavra, mostrando lentamente ora a letra inicial, ora a letra final até que as crianças descubram a palavra escondida.

3.   Memória coletiva
Materiais: Quadro de cinco pregas; seis pares de cartões com as palavras da lista e as figuras correspondentes; cartões numerados de 01 a 04 e cartões com as letras A, B, C e  D.
Procedimento: Dividir a turma em pequenos grupos. Organizar na primeira linha do quadro de pregas os cartões numerados e na primeira coluna os cartões com letras. Completar as linhas e colunas com os cartões de figuras e de palavras embaralhados e voltados para trás. Cada grupo, na sua vez de jogar escolhe um par ordenado. O grupo que encontrar mais pares vence a partida.

4.   Certo ou errado?
Materiais: Quadro de várias pregas; 02 cartões com os títulos das categorias de listas trabalhadas em sala de aula e cartões com as palavras destas listas.
Procedimento: Cada grupo é desafiado a organizar os cartões de acordo com a categoria. A conferência deve ser feita coletivamente.

5.     Passa ou repassa
Materiais: Cartões com palavras de várias categorias de listas trabalhadas em sala de aula.
Procedimento: A turma deverá ser organizada em dois grupos. Cada grupo indica um participante, que deverá se posicionar de frente para seu oponente, em volta de uma mesa e com as mãos na cabeça. O professor sorteia uma categoria e mostra a primeira palavra. Ao seu comando os jogadores devem bater na mesa o mais rápido que conseguirem. Aquele que bater primeiro terá o direito de fazer a leitura da palavra. Se estiver certo, marca ponto para o grupo e desafia outro oponente. O jogo segue até que todos tenham participado.

Leitura de frases:

1.   Frases embaralhadas
Materiais: Quadro de 01 prega; tiras com palavras que possibilitem a formação de frases.
Procedimento: Cada grupo é desafiado a organizar uma frase. O sentido da frase é conferido coletivamente.

Leitura de Texto:
1.     Texto fatiado
Materiais: Quadro de várias pregas; tiras de cartões com frases que compõe um pequeno texto conhecido de memória.
Procedimento: Cada grupo é desafiado a organizar o texto. A conferência deve ser feita coletivamente.
2.     Leitura Explosiva
Materiais: Quadro de 01 prega; envelopes com adivinhas; cartões com as respostas correspondentes às adivinhas e balões coloridos
Procedimento: Cada grupo elege um representante que receberá uma das bolas de aniversário e funcionará como cronômetro para um grupo adversário. Na sua vez de jogar, o grupo recebe um envelope com uma adivinha que deverá ser lida para todos. O grupo se põe a procurar a resposta entre os cartões que deverão estar espalhados sobre a mesa, enquanto o representante do outro grupo se põe a assoprar a bola. Assim que encontrar a palavra deverá colocá-la no quadro de pregas. Se o grupo demorar a encontrar a resposta e a bola estourar, perde a rodada. Se errar a palavra pode fazer mais duas tentativas enquanto a bola não estoura. Se acertar a palavra, o adversário deverá segurar a bola, sem esvaziá-la, aguardando a nova partida para continuar a assoprá-la.
  

Bingo do Alfabeto

O jogo contém:

Uma sacola com letras do Alfabeto

Regras do Jogo:

A professora chama um aluno de cada vez.
Este deve tirar da sacola apenas uma letra e deverá dizer que letra é.
Se acertar, marca ponto e a letra é retirada, mas caso erre deve colocar a letra novamente na sacola.
Ganha o aluno o aluno que acertar maior quantidade de letras.



DIÁRIO  DE BORDO

11º ENCONTRO – PRÓ – LETRAMENTO

ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM

Registro pela Tutora Janete de Cássia Ferreira

     O 11º encontro fala sobre o Lúdico na sala de aula, projetos e jogos.
     A brincadeira é um lugar de construção de culturas  fundado nas interações sociais entre as crianças e também suporte da sociedade.
     Começamos com o vídeo jogos e brincadeiras do Programa  Pró-      Letramento, que fala sobre a importância dos jogos na escola e também sobre a produção de um almanaque, em atividades lúdicas de leitura e escrita, de canto e expressão oral e de escrita alfabética.
    Logo após as cursistas discutiram sobre o assunto, e comentaram que as crianças para brincarem juntas, necessitam construir e manter um espaço interativo de ações coordenadas, o que envolve a partilha de objetos, espaços, valores, conhecimentos, significados e a negociação de conflitos, e disputas. Neste contexto, as crianças estabelecem laços de sociedade e constroem sentimentos e atitudes de solidariedade e de amizade.
    É importante demarcar que no brincar as crianças vão se constituindo como agentes de sua experiência social, organizando com autonomia suas ações e interações, elaborando planos, e formas de ações conjuntas, criando, regras de convivência  social e de participação nas brincadeiras  instituindo coletivamente uma ordem social que rege as relações entre os pares e se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais. Logo após, lemos o texto Grupo é Grupo, de Madalena  Freire, e em seguida as cursistas confeccionaram jogos de alfabetização para trabalhar em sala de aula.
   Chegando ao final do 11º encontro, com a certeza  de que todas, juntas aprendemos um pouco mais.