5º Encontro:Fascículo 2 “Alfabetização e Letramento: Questões sobre Avaliação.

AO DESLIGAR-SE

 DOS RESQUÍCIOS

 DO PASSADO,

 É POSSÍVEL

CONQUISTAR A

LIBERDADE

PARA VIVER A

 PLENITUDE

 DO MOMENTO

 PRESENTE”.


5º ENCONTRO

TUTORA: JANETE

2011


ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
Tutora: Janete ferreira
5º Encontro            14/09/2011


 “Avaliar para promover a aprendizagem.”
Avaliar é uma ação que se projeta no futuro, embasada em princípios éticos de respeito às diferenças. Para avaliar é necessário estabelecer relações entre uma concepção dialética de avaliação e os caminhos da aprendizagem.
                                                                                     JUSSARA HOFFMAN

·         Leitura-fruição: Em busca do comportamento leitor....


   Compare o ato da leitura, com o ato de se fazer café. O pó de café fica
     no filtro, fora do bule.
     As palavras escritas pelo autor ficam no livro…
     Fora do leitor.
     Mas a água que passou pelo filtro deixa de ser água e passa a 
     ter gosto, o cheiro e a cor 
     do que não  está ali e aparentemente ficou de fora”.
     Um leitor nunca mais será a mesma pessoa depois de ler um texto.   
   Ele pode gostar ou não, entender ou não, porém passará a ter
   o gosto, o cheiro e a cor do que 
   não está ali e aparentemente ficou de fora”.
                                                                             Marco Antonio Hailer.



·         Sensibilização: Música: Flor do cafezal  (Cascatinha e Inhana.)


         Flor do Cafezal

        Cascatinha e Inhana

         Meu cafezal em flor, quanta flor meu cafezal
Meu cafezal em flor, quanta flor meu cafezal
Ai menina, meu amor, minha flor do cafezal
Ai menina, meu amor, branca flor do cafezal
Era florada, lindo véu de branca renda
Se estendeu sobre a fazenda, igual a um manto nupcial
E de mãos dadas fomos juntos pela estrada
Toda branca e pefumada, pela flor do cafezal
Meu cafezal em flor, quanta flor do cafezal
Meu cafezal em flor, quanta flor meu cafezal
         Ai menina, meu amor, minha flor do cafezal
Ai menina, meu amor, branca flor do cafezal
Passa-se a noite vem o sol ardente bruto
Morre a flor e nasce o fruto no lugar de cada flor
Passa-se o tempo em que a vida é todo encanto
Morre o amor e nasce o pranto, fruto amargo de uma dor
Meu cafezal em flor, quanta flor meu cafezal
Meu cafezal em flor, quanta flor meu cafezal
·        Leitura do Diário de Bordo para retomada do encontro anterior.
·        Avaliar para?
·        Estudo do Fascículo 2 “Alfabetização e Letramento: Questões sobre Avaliação.

Tarefa 5: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA:

Teça um breve comentário acerca da contribuição do estudo do fascículo 2 à sua formação e prática pedagógica, comentando também sobre  quais instrumentos de avaliação você utiliza e de que forma você o registra?


- Tarefa para sala de aula:
A. Aplicar a proposta de avaliação diagnóstica sugerida pelo material utilizando o anexo do fascículo 2 como referência.
B. Sistematizar os resultados de sua turma na planilha entregue pela tutora.



AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM ALFABETIZAÇÃO-SETEMBRO/2011
Escola: .................................................................................................................
Professora:_________________________________
Turma ....................................................... Nº de alunos ...........................................................
Cursista .................................................................................................................

Eixos avaliados: Compreensão e Valorização da Cultura Escrita, Apropriação do Sistema de Escrita, Leitura, Produção de textos escritos Desenvolvimento da Oralidade

Capacidades

Nível 1
Nº de alunos
Nível 2
Nº de alunos
Nível 3
Nº de alunos
1. Compreende diferenças entre o sistema de escrita e outras formas gráficas de representação.



2. Conhece o alfabeto e diferentes tipos de letras.



3. Domina convenções gráficas (orientação, alinhamento, segmentação).



4. Reconhece unidades fonológicas (rimas, sílabas).



5. Domina a natureza alfabética do sistema.



6. Utiliza princípios ortográficos nas relações regulares entre grafemas e fonemas.



7. Lê (compreende) palavras compostas por sílabas canônicas (consoante + vogal).



8. Lê (compreende) frases com estruturas simples.



9. Compreende globalmente um texto lido pelo professor, identificando o assunto principal.



10. Identifica diferenças entre gêneros textuais para localizar informações.



11. Infere informações a partir do texto lido pelo professor



12. Formula hipóteses sobre o conteúdo de um texto.



13. Decodifica com maior ou menor fluência.



14. Escreve palavras familiares e memorizadas.



15. Escreve palavras com grafia desconhecida.



16. Escreve sentenças com pequena extensão.



17. Reconta (oralmente ou por escrito) narrativas lidas pelo professor.



18. Produz textos curtos



Nível 1: capacidades ainda não desenvolvidas.
Nível 2: capacidades em desenvolvimento (domínio parcial ou transição de níveis).
Nível 3: capacidades já desenvolvidas pelos alunos.

Observações do professor:_________________________________________

 
 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

      1º Analisar os significados dos processos de avaliação, diagnóstico e acompanhamento do processo de alfabetização.
       Apresentar instrumento e possibilidade de intervenção.
       Discutir a importância da avaliação do ensino e do trabalho da escola.

AVALIAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO

      Dimensão formadora – Representa importante fonte de informação para formulação de práticas pedagógicas, uma vez que, os registros feitos ao longo do processo ajudam a compreender os desempenhos e aprendizagens dos alunos, com ênfase em progressões e demandas de intervenção.

              Avaliar – valorizar, estimar valor ou merecimento.
      - Processo regular por valores que marcarão as concepções sobre o processo de ensino aprendizagem.

      Ação avaliativa – Conjunto de iniciativas ou procedimentos que utilizamos para avaliar.
      Perfil pedagógico – Reguladora e orientadora do processo de aprendizado.

2 Funções 
“Diagnóstico     Monitoramento”

      Diagnóstico – Conhecimento de cada criança no que se refere a seus desempenhos ao longo da aprendizagem, seus processos, suas dificuldades.

      Monitoramento – Acompanhar e intervir na aprendizagem, para reorientar o ensino e resgatar o sucesso dos alunos.

Instrumentos: - Provas operatórias
                           - Fichas descritivas
                           - Autoavaliação
                           - Portifólio       


Diário de Bordo.
5ª aula. Pró-Letramento.
Registrado por Angela de Fátima Almeida Luiz.
Hoje estou dando início a uma Nova etapa no meu curso de letramento, no qual estou aprendendo que só um simples e gentil sorriso tudo pode começar (vidas-sentimentos e emoções).
Nesta 5ª aula do dia 14/09/2011, nossa tutora, nos proporcionou uma aula prazerosa e enriquecedora, onde aprendemos que somos como livros cheios de oportunidades de aprender a aprender, mesmo em singelos atos e gestos.
Ela nos relatou uma simples leitura comparativa de ato de ler com o ato de fazer café pois restará sempre em um leitor em processo der descobrimento de mundo ao ler algo mais simples que seja, ou seja, experiências adquiridas.
O cheiro da “leitura” é como o cheiro e sabor do café, forte e transparente, ficando o conhecimento.
Depois da leitura ouvimos uma canção antiga isto é que nos faz recordar dos velhos tempos, que não voltam mais, outrora deixaram saudades.
A canção Flor do cafezal (Cascatinha e Inhana).
Assim logo após saboreamos um bom cafezinho e ficamos esperando pelo próximo encontro entre amigos e aprendizes de aprendizagens.
O amanhã com certeza a luz de Deus brilhará novamente em nosso horizonte de saber.