“EXISTEM
MUITO MAIS
EXPLICAÇÕES
PARA O
MOMENTO
PRESENTE DO
QUE AQUELAS
QUE A RAZÃO
PODE CAPTAR
ATRAVÉS DOS
CINCO SENTIDOS”.
10º ENCONTRO
TUTORA: JANETE
ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
Tutora: Janete ferreira
10º Encontro 19/10/2011
· Leitura-fruição: A lenda do bambu Chinês (Autor desconhecido)
· Vídeo: Vida Maria (Márcio Ramos).
· Leitura do Diário de Bordo para retomada do encontro anterior.
FASCÍCULO 4
Unidade III : O USO DO DICIONÁRIO NA ESCOLA
Objetivo Geral: Incentivar o uso do dicionário como recurso didático, para auxiliar os alunos na aquisição da escrita correta das palavras.
Objetivos Específicos:
a) Promover a reflexão sobre a relação entre a escrita e a fala de algumas palavras;
b) Analisar questões implicadas na leitura e pesquisa de palavras, bem como as mesmas estão organizadas no dicionário;
c) Discutir o quanto é prático o uso do dicionário, como recurso didático na ação alfabetizadora e para o trabalho com a linguagem na escola, no sentido da relação alfabetização, letramento e da leitura.
b) Analisar questões implicadas na leitura e pesquisa de palavras, bem como as mesmas estão organizadas no dicionário;
c) Discutir o quanto é prático o uso do dicionário, como recurso didático na ação alfabetizadora e para o trabalho com a linguagem na escola, no sentido da relação alfabetização, letramento e da leitura.
· Atividade em grupo: Fazer uma atividade usando o dicionário.
Tarefa nº 9
Tente definir de maneira bem objetiva uma palavra que você conheça bem. Depois tente outras. E por fim, compare a sua definição com a de um dicionário e também compare sua definição com a de seusalunos.A lenda do Bambu Chinês
“Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente cinco anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo”.
Durante cinco anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas... uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída. Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.
Um escritor de nome Covey escreveu: " Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu quinto ano chegará, e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava..."
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos e de nossos sonhos... Em nosso trabalho especialmente, que é um projeto fabuloso que envolve mudanças de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização, devemos sempre lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.
Durante cinco anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas... uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída. Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.
Um escritor de nome Covey escreveu: " Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu quinto ano chegará, e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava..."
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos e de nossos sonhos... Em nosso trabalho especialmente, que é um projeto fabuloso que envolve mudanças de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização, devemos sempre lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.
DIÁRIO A BORDO
10º AULA - Pró – Letramento – Língua Portuguesa.
Registrado por Rosangela Aparecida de Almeida Lima
Chegamos a mais um encontro onde completaremos o 10º encontro prazeroso de leitura e escrita, que leva-nos ao conhecimento do mundo, letrado, auxiliando- nos a ensinar e compreender o processo de alfabetização dos nossos educando.
Esse encontro foi realizado no dia 19 de outubro de 2011, na E.M Profª Augusta Novaes Coronado, com a participação da tutora Janete de Cássia Ferreira e outros cursistas.
Onde foi apresentado um vídeo mostrando a importância de usar o dicionário no processo de ensino, isto é, na linguagem oral, leitura e escrita, logo após a apresentação oferecida relacionamos com ênfase a importância do material escolar, que todos educadores devem utilizar em sala de aula o dicionário.
Fomos então a biblioteca para que cada cursista escolhessem o livro na qual lhe chamasse a atenção sendo- o ilustrativo para que após a leitura desses, pudéssemos expor nossas ideias sobre leituras diversas.
Este seria o intuito do encontro, pois descobrir várias maneiras de ler e interpretar é sempre prazeroso ainda tendo oportunidades de diálogo, realizando atividades em grupo, utilizando o dicionário.
As mãos do Senhor alimentaram a multidão no deserto, do mesmo modo que quando descobrimos a leitura em nossos alunos, alimentamos o sabor do conhecimento e desenvolvemos seres capazes de agir, reagir diante de certas situações.