7º Encontro: Fascículo 3 Os tempos da escrita na sala de aula.

                     
“NÃO SÃO OS

ACONTECIMENTOS

 DA VIDA QUE

 DETERMINAM A

 FELICIDADE OU A

 INFELICIDADE DE

 ALGUÉM, MAS A

 MANEIRA DE

 INTERPRETÁ-LOS”.
 
       
7º ENCONTRO

TUTORA: JANETE

2011    
                      ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
“OS melhores temperos de uma boa aula são: movimento,
 humor e bom conteúdo”.
Içami Tiba
TUTORA: JANETE FERREIRA
7º Encontro  28 / 09 / 11
Pauta:
1-Leitura – Fruição “ ABC e outros bichos”
                                                                                 Mário Bag
Slide: Apresentação do fascículo 3
2- Retomada do encontro anterior. (diário de bordo);
·        Reflexão: O que é importante para uma atividade de leitura
 em voz alta?
3- Estudo da Unidade II  do Fascículo 3 .
·         Unidade II: Os tempos da escrita na sala de aula.

TAREFA Nº 7:
4- ATIVIDADE DE APLICAÇÃO:
Atividades de escrita nº 18, 19, 20 e 21 das páginas 40 e 41 do fascículo 2.


FASCÍCULO 3      PRÓ- LETRAMENTO

OBJETIVO: Analisar e refletir a ‘’Organização do tempo pedagógico e o planejamento do ensino, descrevendo situações partindo daquilo que fazemos na escola através de trocas de  experiências, buscando compreender como a escola funciona e como é o nosso trabalho dentro dela, considerando as possibilidades de modificar o nosso trabalho e o modo de funcionamento da escola.

CONTEÚDO:  
  •    Apresentação de slide “introdução do fascículo 3;  
  • Organização do tempo pedagógico
  • Algumas considerações sobre como se trabalhar na escola;
  •   Os tempos da escrita em sala de aula 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
    ESTRATÉGIA/PROCEDIMENTOS: 


    Acolhimento;
   Apresentações em slides e vídeos com leitura e análise dos assuntos abordados
em grupo;                                                                                                                      
Momento  livre para troca de informações, esclarecimentos de eventuais dúvidas   .
       
CONCLUSÃO:                                                                                                                                                                                                      
      
  • Socialização de assuntos gerais e em pauta ;
  • Leitura Diaria do bordo;
  • Atividade de aplicação;


                                                             Diário de Bordo
 

REGISTRADO POR MIRIAM CRISTINA GENERICH CAETANO
            No dia 28 de setembro de 2011, às 18:00hs na EM. Prof.ª Augusta Novaes Coronado, aconteceu a 7ª aula do PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL- PRÓ- LETRAMENTO – ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM.                                                                                        Estavam presentes a Tutora Janete de Cássia Ferreira e todas as alunas cursistas.                                                                                                                                     Primeiramente ouvimos a música ABC do Sertão, de Luiz Gonzaga e em seguida ouvimos a leitura-fruição “ABC e outros bichos, de Mário Bag” e fizemos alguns comentários sobre a leitura.
            Após a leitura e comentários sobre o livro, foi feito pela tutora uma retomada da aula anterior e em seguida refletimos  e discutimos sobre “ o que é importante para uma atividade de leitura em voz alta?” a tutora começou o comentário e todas as cursistas contribuíram com opiniões e experiências.
            Começamos o estudo da unidade II do fascículo 3 – O tempo da escrita em sala de aula, a tutora explanou sobre a importância do planejamento e organização do tempo pedagógico e as cursistas fizeram suas contribuições sobre o assunto. Recebemos da tutora a síntese do fascículo 3 contendo os objetivos, conteúdo, estratégias e conclusão.
            Fizemos uma breve pausa para o café, e em seguida retomamos nossos estudos referentes ao fascículo 3 e em seguida a tutora passou as orientações para a realização da tarefa número 7 e para finalizar lemos algumas considerações sobre a importância do uso correto da vírgula, pois a mesma  muda completamente o sentido do texto, o texto foi escrito na campanha 100 anos da ABI-Associação Brasileira de Imprensa.
            Assim encerramos nossas atividades do dia de hoje e voltamos para casa com alegria, agradecendo a Deus pelas oportunidades e pedimos a ele que continue protegendo a abençoando a vida de cada professor em sua missão e que a cada dia ele possa renovar  em nossos corações a esperança de dias melhores.
Boa noite a todos e até quarta-feira.
                                                                    Leitura – Fruição