3º Encontro: Fascículo 1

“ O SEGREDO

NÃO É CORRER

ATRÁS DAS

BORDOLETAS.
É CUIDAR DO

JARDIM PARA

QUE ELA

VOLTE ATÉ

VOCÊ”.

MÁRIO QUINTANA

3º ENCONTRO

    TUTORA: JANETE

31/08/2011

ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM



3º Encontro      31/08/2011
Tutora: Janete Ferreira
Pensamento: “A vida não é feita apenas de defeitos, falhas e tristezas; há beleza até nas pequenas coisas. Que bom que você veio!”.
Leitura-fruição: Direitos imprescritíveis do Leitor  (Daniel Pennac)
Pauta
Sensibilização: Música: Aquarela (Toquinho)
1-Leitura do diário de bordo para retomada do encontro anterior. (Sílvia Tozzi)

2-Trabalhando com os cinco eixos: Através de  estudo e apresentação dos gupos:
Introdução e exposição das cinco capacidades.

 Sistematização coletiva das capacidades.
Grupo 1 -  Sílvia, Juliana e Camila- Compreensão e valorização da língua escrita
Grupo 2- Miriam e Renata-  Apropriação do sistema de escrita;
Grupo 3-Rosangela e Rosana- Leitura;
Grupo 4- Angela e Ana Cláudia- Produção de textos escritos
Grupo 5-Denise e Leninha-  Desenvolvimento da oralidade.

3. Para finalizar: Ler e Escrever na Escola (Délia Lerner)
Observação: - Determinação (ser persistente ao ensinar)
Palavras importantes que devem ser lembradas:
Reflexão – avaliação – criatividade – organização – união – socialização - entusiasmo – intenciolidade – compromisso – ação – motivação  -         significado – humildade.

Tarefa individual:
 Atividade de aplicação: Apropriação do sistema de escrita.
                             

                                                    Contribuição - Síntese
EIXO 1- COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
- Capacidades necessárias ao domínio da escrita.
- Produção escrita – ação deliberada da criança com vistas a realizar determinado contexto.
Objetivo – função – leitor
Introdução educativa – participação ativa nas práticas sociais próprias da cultura escrita.
A comanda é: ler, destacar as ideias relevantes fazendo relação com a prática na escola.
A criança deve ser estimulada a perceber que nem sempre se pode escrever da maneira que se fala. Quando está brincando, quando se conta uma piada aos colegas, ou mesmo uma história que queira contar em sala de aula.
Temos que corrigí-la mostrando diferenças em falar e escrever, dando a ela o suporte de uma escrita correta, usando palavras adequadas ao texto.
Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções em diferentes gêneros.
Porque, como e para que escrevemos? Conhecimentos, gêneros textuais, situações específicas.
Selecionar gêneros textuais de acordo com a situação ( orientar a valorização de diferentes gêneros e suportes).
Produzir textos em diferentes gêneros desde o início da alfabetização:
- Função, objetivo, linguagem adequada, relevância (para quê?)
1- Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas e escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas.
Traçado - direção da escrita
- Apropriação do sistema da escrita - Estrutura do texto – ex: crachá, objetivo e função.
2- Planejar a escrita do texto: Coerência textual;
- Organização oral antes da escrita: tema, conteúdos...
- Trabalhar de forma sistematizada os diferentes gêneros;
- Para que se escreve e para quem.
3- Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usuais na sociedade:
- Padrões sociais do gênero textual ;
- Trabalho sistematizado e os diferentes gêneros explorados antes da alfabetização.
- Suporte adequado (cartolina, sulfite, etc)
4- Usar a variedade linguística apropriada à situação de produção.
- Diversos grupos de falantes, diferenças sociais de uso da escrita.
Escola: possibilitar a variedade padrão.
           Modos de falar e escrever muda de acordo com a situação (Formal e Informal).
5- Usar os recursos expressivos adequados ao gênero...
- Objetivo
- Tamanho de letra, desenhos, recursos para chamar a atenção do leitor.
- História em quadrinhos
- Ensinando sistematicamente
6- Brincar com o gênero textual - Revisar e reelaborar a própria escrita...
- Produtor eficiênte, planejar, escrever, revisar, avaliar e reelaborar.
- Desenvolver desde o início do processo de alfabetização. Ex: o crachá
- Diferentes dimensões do texto, objetivo, destinatário.

EIXO 2 - APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
Análise coletiva das capacidades:
a.      Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
b.      Dominar as relações entre grafemas e fonemas.

                                    EIXO 3 - LEITURA
a.      Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura
b.      Desenvolver estratégia de decifração
c.       Desenvolver a leitura   e Compreender textos

EIXO 4 – PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS
- Conhecimentos que os alunos precisam adquirir para compreender as regras que orientam a leitura e o sistema alfabético, bem como a ortografia da língua portuguesa.
Capacidades: trabalhadas de forma sistemática na sala de aula.
Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas.
Dominar convenções gráficas:
- Orientação e alinhamento da escrita.
- Segmentação dos espaços em branco e da pontuação.
3- Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas...
Conhecer o alfabeto.
- Categorização gráfica – conhecer e utilizar diferentes tipos de letra. (letra).
5- Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
6- Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
- Regularidades ortográficas.
- Irregularidades ortográficas.
1- Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas:      
     - Letras e desenhos – letras e rabiscos.   
    - Letras e números
    – letras símbolos; 

                                          Sugestões:
- Explorar livros escritos e outros materiais impressos
- Lista telefônica e calendários
- Panfletos em geral
- Paginação – chamar a atenção.
2- Dominar convenções gráficas:
- Alinhamento e orientação
- Direção da escrita
- Distribuição espacial (margem)
- Frente e verso
- Internet – outras formas de orientação da escrita
- Ler em voz alta.
Segmentação:
- Diferença da língua falada e da língua escrita.
- Ditado – campo semântico
- Retroprojetor (Reescrita ou escrita de texto coletivo)
- Texto recortado ou fatiado.
3- Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas...
- Aliteração – consoantes
- Assonância – vogais
- Poemas (poesia)
- Trava-língua
- Listas
- Adivinhas
- Músicas
- Brincadeiras
4- Conhecer o alfabeto:       
                                                       
                *Todas   letras                                                                                                                                                                      -    
                *Nome das letras                                                                                                                                                                              
               * Reflexão  e  memorização
               *Alfabeto móvel;                                                                                                                                                                  -                                                                                                                                                                    *Alfabeto disponível (4 tipos de letras) ;


EIXO 5 – DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
Desenvolvimento da língua oral dos alunos.
Capacidades
Participar das interações cotidianas em sala de aula.
- Escutando com atenção e compreensão
- Respondendo às questões propostas pelo professor
- Explorando opiniões
- Introduzir verbalmente segundo as regras de convivência dos diferentes ambientes
- Incentivo à participação oral dos alunos: rotina, produção coletiva, tomada de decisões, planejamento coletivo de festas, torneios...

2- Respeitar a diversidade das formas de expressão oral manifestadas por colegas, professores, funcionários e comunidade.
- Atitudes e procedimentos éticos.
- Expressões e argumentações, respeito mútuo.

3- Usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada.
- Saber adequar o modo de falar das diferentes situações.
- Narrar casos e histórias da cultura popular.
- Expor oralmente o resultado de trabalhos.
- Avisos ou recados para outras turmas.

4- Planejar a fala em situações formais
- Simular jornais falados, entrevistas e debates;
- Entrevistas com pessoas da comunidade;
- Apresentação em eventos na escola;
- Levar em conta: objetivos, expectativas, disposição do ouvinte, ambiente.

5- Realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escrita atenta e compreensiva (ouvir com compreensão) resumo, perguntas, jogos, gincanas, etc.   


“LER É CONSTRUIR ATIVAMENTE A COMPREENSÃO DE UM TEXTO, EM FUNÇÃO DO PROJETO E DAS NECESSIDADES PESSOAIS DO MOMENTO, O QUE ACONTECE A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL... NA ESCOLA, LER É LER DE VERDADE, DESDE O INÍCIO, TEXTOS AUTÊNTICOS, COMPLETOS, EM SITUAÇÕES REAIS DE USO E RELACIONANDO AOS PROJETOS, NECESSIDADES E DESEJOS EM PAUTA”. Josette Jolibert

LEITURA-FRUIÇÃO:
Os direitos imprescritíveis do leitor segundo Daniel Pennac
O direito de não ler.
O direito de pular as páginas.
O direito de não terminar de ler o livro.
O direito de reler.
O direito de ler não importa o quê.
O direito ao “bovarysmo” (doença textualmente transmissível).*
O direito de ler não importa onde.
O direito de “colher aqui e acolá”.
O direito de ler em voz alta.
O direito de se calar.
Extraído de Como um romance, R.J: Rocco, 1997.

Sensibilização:




DIÁRIO DE BORDO..
3ª aula. Pró-Letramento Língua Portuguesa.
Registrado por Lúcia Helena da Silva Lopes.

     No dia 31 de agosto de 2011 às 18:00 horas na E.M “Professora Augusta Novaes Coronado”, onde ocorreu a 3ª aula do Programa de Formação Continuada das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Estavam presentes todas as alunas cursistas e a tutora Janete de Cássia Ferreira.
 Primeiramente fizemos a Leitura-fruição (Direitos imprescritíveis do leitor Daniel Pennac), logo após assistimos o vídeo Aquarela, com o Toquinho, onde todos os cursistas assistiram atentamente, em seguida cantamos uma música da Rita Lee, para descontrair e todos participaram com uma linda coreografia.
 Retomamos os estudos com a apresentação e exposição dos 5 grupos onde o grupo 1 é compostos pelas alunas Silvia, Juliana e Camila. Com o tema Compreensão e valorização da língua escrita, o segundo grupo composto pelas alunas Miriam e Renata com o tema                   Apropriação do Sistema de Escrita, o terceiro grupo composto pelas alunas Rosangela e Rosana com o tema Leitura, e o quarto grupo composto pelas alunas Ângela e Ana Claudia com o Tema Produção de Textos escritos e o quinto grupo composto pelas alunas Denise e Lúcia Helena com o tema Desenvolvimento da oralidade.
 Paramos para um leve café onde uma das cursistas no presenteou com um delicioso bolo e um refrigerante.
 Para finalizar lemos o texto Ler e Escrever na Escola (Delia Lerner) e foi entregue a tarefa individual, onde contem as atividades de aplicação. Apropriação do sistema da escrita onde a tutora passou as explicações de como ser aplicada e assim a aula foi encerrada.