E-PROINFO



E-PROINFO
( PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL)



Projeto:
De carta em carta ( Integração de tecnologias).


FORMADORA: Sabrina Cláudio de Souza

                                                                                  CURSISTAS: Janete de Cássia Ferreira
                  Milena de Fátima Alves Marineli


NOVEMBRO/2011
IBIRAREMA/SP

PROINFO ( PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL)
IBIRAREMA, 21 DE NOVEMBRO DE 2011
FORMADORA: Sabrina Cláudio de Souza

CURSISTA: Janete de Cássia Ferreira
E-mail: janete.cassia@hotmail.com 

 CURSISTA: Milena de Fátima Alves Marineli.
E-mail: mimarinelle@hotmail.com

·        Sensibilização: Vídeo: Helpdesk
Projeto realizado no 4º ano C, com 27 alunos no período da tarde.
Projeto: De carta em carta ( Integração de tecnologias).
Objetivos:
·        Perceber a carta como uma forma de comunicação;
·        Identificar as características do gênero textual e sua função;
·        Utilizar a linguagem adequada de acordo com o destinatário da carta;
·        Criar diferentes formas de mensagens;
·        Utilizar o computador como mais um meio de comunicação através dos e-mails;
Duração das atividades
·        Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 60 minutos.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1

·        Apresentar um  envelope gigante para a turma e perguntar  às crianças o que é e  para que serve? Em seguida ouvir as suas opiniões e experiências sobre o assunto e retirar o livro do envelope e convidar a turma para ouvir a história.
                                                     
Sinopse:
A história comovente de um avô e um neto, analfabetos, e de Miguel, um "escrevedor", que sabia as palavras que o destinatário precisava ouvir ou ler. Um livro que mostra como a palavra pode interferir nas relações afetivas e também nas instituições, ajudando as pessoas a se sentirem mais cidadãs.
 
Após a “contação”, explorar com as crianças a forma de comunicação utilizada pelo menino e seu avô, analisando a estrutura dessas mensagens: data, destinatário, mensagem, despedida, remetente...
Por último, promover  um diálogo sobre o uso da carta. É importante possibilitar a participação de todos neste momento.

Atividade 2
Utilize o filme "Central do Brasil" de Walter Salles.
                                               
                               http://www.centraldobrasil.com.br/abertu_p.htm

·        Fazer  uma análise entre o livro e o filme. Explorar  os elementos apresentados em ambos os textos, como os analfabetos, o "escrevedor", as cartas, destacando a abordagem feita sobre a carta nas relações afetivas.
Atividade 3
·        Organizar uma visita a uma agência de correios e conversar com as crianças sobre as atitudes na visita e os objetivos da aula;
·        Cada criança escreveu sua carta e enviou para sua família, através da “carta social”, que custa apenas um centavo;
·        Destacar  a importância do endereçamento correto e CEP (Código de Endereçamento Postal), além do uso do envelope, os tipos de cartas e o serviço dos correios.

Atividade 4
No Laboratório de Informática, exploramos com as crianças a utilização de e-mail como uma das formas de comunicação.
AVALIAÇÃO
·        Após a visita, fizemos  uma avaliação sobre o que observaram, como se sentiram, o que aprenderam e o que acham interessantes.
·        Fotografar e filmar o projeto.
·        Envio de e-mails para a professora e para a coordenadora. 

                                                                

 
“A mudança deve acontecer de dentro para fora. Os seus pensamentos determinarão diretamente a forma que você vê o mundo. Pense positivo! Pense que você pode e que é capaz de coisas maiores”.
Janete e Milena