"QUando
Nada
Tens
a dizer,
não
digas
nada!"
(Charles Darwin)
12º ENCONTRO
TUTORA: JANETE
ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
"Não esperem que os outros façam por você! “Faça você mesmo”
Profº Drº Adenil Alfeu Domingos
TUTORA: JANETE FERREIRA
12º Encontro 03 / 11 / 11
Pauta:
1- Leitura – Fruição : A história do lápis.
Objetivos gerais
Para alfabetizar letrando (mesmo que a criança ainda não saiba ler),
têm-se os seguintes objetivos:
· Refletir sobre o uso de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização.
· Refletir sobre a importância de aliar o ensino do sistema alfabético a práticas
de leitura e produção de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
de leitura e produção de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
· Reconhecer os objetivos didáticos que orientam a elaboração de projetos
didáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
· Analisar alternativas didáticas elaboradas em projetos desenvolvidos
por professoras de escolas públicas.
· Planejar atividades voltadas para o domínio do sistema alfabético,
leitura e produção de textos para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Fascículo 5:
Aborda como trabalhar de forma lúdica, o processo de ensino-aprendizagem
das crianças em suas capacidades relacionadas aos conteúdos conceituais,
procedimentais e atitudinais em Alfabetização e Linguagem. Abrange
conhecimentos teórico-metodológicos indispensáveis às competências e
habilidades do docente, sobre como operacionalizar o processo de ensino-
aprendizagem de seus alunos de forma lúdica.
2- Slide: Apresentação da Unidade I do fascículo 5 ( 1-Almanaque
para crianças: O livro que até os professores gostariam de ter)
3- Retomada do encontro anterior. (diário de bordo);
· Reflexão: A importâcia dos jogos na sala de aula.
4- Estudo do Fascículo 5 : Unidade I pág: 6 à 16
5- Atividade presencial: Fazer uma lista de jogos e brincadeiras
trabalhados em sala de aula;
Tarefa nº 12:
6- ATIVIDADE DE APLICAÇÃO:
· De acordo com as atividades citadas e com o estudo do fascículo 5,
Unidade I, aplicar uma atividade de jogos para com os alunos e
registrar como foi essa experiência.
Poema: PASSARINHAR
VAMOS BRINCAR DE ESCREVER
DE LER , FALAR, VER E NAVEGAR;
CANTAR , RIMAR , DANÇAR, INTERNETAR
VOAR, VOAR, VOAR NO CHÃO E NO MAR
INVENTARIAR SONS E PASSARINHAR
SOLTAR A PIPA DA NOSSA IMAGINAÇÃO;
COLOCAR TODAS AS IMAGENS EM AÇÃO
NO LAGO SEM FUNDO DA MEMÓRIA!
OUVIR E FALAR MAIS DE MIL HISTÓRIAS,
SINTONIZAR AMIGOS NO CELULAR;
SE SENTIR EM UMA FELIZ CIDADE
OU NOS AMENOS VERDORES DO VENTO
BEBENDO O TOM DE TODAS AS CORES
CANTANDO EM VÁRIOS SONS E SABORES
E NADAR NA PISCINA DO PENSAMENTO.
SÓ QUEM TIVER ASAS PARA VOAR, VOAR,
VAI ENTENDER O QUE EU QUIS FALAR!!!
( Profº Drº Adenil Alfeu Domingos)
A HISTÓRIA DO LÁPIS
PAULO COELHO
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco?
E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade.
Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
-Tudo depende do modo como você olha as coisas.
Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo:
"Primeira qualidade:
Você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".
"Segunda qualidade:
De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."
"Terceira qualidade:
O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é, necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".
"Quarta qualidade:
O que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."
"Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco?
E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade.
Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
-Tudo depende do modo como você olha as coisas.
Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo:
"Primeira qualidade:
Você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".
"Segunda qualidade:
De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."
"Terceira qualidade:
O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é, necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".
"Quarta qualidade:
O que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."
"Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".
MENINAS APLICADAS.....
HORA DA AULA...
POSE PARA FOTO!!RS..
ESTUDANDO..
RENATA LENDO...
MENINAS, ADORO VOCÊS..
DIÁRIO DE BORDO
12º Encontro – Pró – Letramento
Jogos e Brincadeiras
Registrado por Camila Aparecida Inácio Cardozo Soncin.
O 12º encontro, foi realizado no dia 03 de Novembro, iniciou-se com a leitura-fruição “ A história do lápis” , que nos trouxe uma linda mensagem , que tudo na vida depende do modo como olhamos as coisas, ou seja , precisamos ser otimistas nas circunstancias para o qual somos direcionados.
Em seguida nossa tutora Janete de Cássia Ferreira, nos apresentou os objetivos gerais do 5º fascículo, vimos exemplos de jogos e brincadeiras, que utilizam o lúdico para melhorar o ensino - aprendizagem de nossos alunos, temos o papel de observar e ainda colocá-los em prática com habilidades relacionadas a Linguagem quando participam de projetos didáticos que proporcionam vivência de atividades lúdicas de leitura e escrita, de expressão oral e de compreensão do sistema da Escrita Alfabética.
Logo após continuamos o estudo do fascículo 5º, mas desta vez com apresentação de slide, que teremos o privilégio de conhecer o Almanaque para crianças, O livro que até os professores gostariam de ler, retomamos ao diário de bordo da aula anterior.
Ao final apreciamos um lindo poema com o tema “Passarinhar” escrito pelo professor Adenil Alfreu Domingos, um autor por quem nossa tutora Janete mostrou grande admiração, o poema relata de forma mágica o ato de brincar de escrever, de ler e até mesmo falar, vamos com certeza levar o lúdico para sala de aula soltar as asas da imaginação e proporcionar a nossos alunos o bem estar de aprender brincando.