6º Encontro fascículo 3: “A Organização do tempo pedagógico e o planejamento de ensino".

                   
É NA QUIETUDE

 DE NOSSO

INTERIOR QUE

 SE REALIZAM

AS VERDADEIRAS

TRANSFORMAÇÕES”

       
6º ENCONTRO

TUTORA: JANETE

2011

         

ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
“O conhecimento recém-adquirido só se transforma em sabedoria quando é
posto em prática. No momento em que o indivíduo o utiliza até sem pensar,
pelo hábito, alcança a sabedoria”.
Içami Tiba

 
6º Encontro  19/ 09 / 11
 
Pauta


Sensibilização: Música ABC do Sertão ( Luíz Gonzaga)

 Leitura-Fruição: “Cenoura, ovo ou café?”

2-     Retomada do encontro anterior. (diário de bordo)Questões sobre Avaliação.

3-Análise dos resultados obtidos na avaliação diagnóstica.
- Trocando informações em grupo.

4- Relatório das aulas presenciais referentes ao Fascículo 2;

5- Parte I do vídeo- Alfabetização e Linguagem, com Magda Soares(DVD Salto para o Futuro, nº 33)

6- Estudo do fascículo 3: “A Organização do tempo pedagógico e o planejamento do ensino”.                                                                                                                                                                                       
A-    Introdução
B-    Unidade I: Os tempos de leitura na sala de aula.
- Atividade inicial: Rotina com leitura e escrita.
- Jeitos e jeitos de viver o tempo da leitura na sala de aula;
 
 TAREFA Nº 6- (ATIVIDADE DE  APLICAÇÃO)
Matriz de referência da avaliação diagnóstica:
 Atividades de Leitura
 
 
ABC do Sertão
Luiz Gonzaga
Composição: Zé Dantas/ Luiz Gonzaga
Lá no meu sertão pros caboclos lê
Têm que aprender outro ABC
O jota é ji, o ele é lê
U esse é si, mas o erre
Tem nome de rê

Até o ypsilon lá é pssilone
O eme é me, i o ene é nê
O efe é fê, o ge chama-se guê
Na escola é engraçado ouvir-se tanto “ê”

A, bê, cê, dê,
Fê, guê, lê, me,
Nê, pê, quê, rê,
Tê, vê, e Zê

1-    
CONTRIBUIÇÃO - SHOW DA LÍNGUA PORTUGUESA! (VALE A PENA SER LIDO!!!!)

 
Um homem rico estava muito mal, agonizando. Pediu papel e caneta.
 Escreveu assim:

Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do
padeiro nada dou aos pobres.

Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava a fortuna? Eram quatro concorrentes.
1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.
2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito:
Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a contado padeiro. Nada dou aos pobres.
3) O padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.
4) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.
 MORAL DA HISTÓRIA:
A VIDA PODE SER INTERPRETADA E VIVIDA DE DIVERSAS MANEIRAS. NÓS É QUE
FAZEMOS SUA PONTUAÇÃO.
E ISSO FAZ TODA A DIFERENÇA... 





Leitura-Fruição: CENOURA, OVO OU CAFÉ
Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de
como as coisas estavam tão difíceis para ela.
Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir.
 Estava cansada de lutar e combater.
Parecia que assim que um problema estava
 resolvido um outro surgia.
Seu pai, um "chef", levou-a até a cozinha dele.
Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas
 em fogo alto.
Logo as panelas começaram a ferver.
Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou
ovos e, na última pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer
 uma palavra.
A filha deu um suspiro e esperou impacientemente,
imaginando o que ele estaria fazendo.
 Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás.
Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela.
Retirou os ovos e os colocou em uma tigela.
Então pegou o café com uma concha e o colocou em uma tigela.
Virando-se para ela, perguntou: "Querida, o que você está vendo? "
"Cenouras, ovos e café" ela respondeu.
Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar
 as cenouras.
Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.
Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse.
Ela obedeceu e depois de retirar a casca
verificou que o ovo endurecera com a fervura.
Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café.
Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso.
Ela perguntou humildemente: "O que isto significa, pai? "
Ele explicou que cada um deles havia enfrentado
 a mesma adversidade, água fervendo, mas que cada um
reagira de maneira diferente.
A cenoura entrara forte, firme e inflexível.
 Mas depois de ter sido submetida à água fervendo,
 ela amolecera e se tornara frágil.
Os ovos eram frágeis. Sua casca fina havia protegido
 o líquido interior. Mas depois de terem sido colocados na
 água fervendo,
 seu interior se tornou mais rijo.
O pó de café, contudo, era incomparável.
 Depois que fora colocado na água fervente  ele havia mudado
 a água.
"Qual deles é você? " ele perguntou a sua filha.
"Quando a adversidade bate a sua porta, como você responde?
Você é uma cenoura, um ovo ou um pó de café? "
E você?
Você é como a cenoura que parece forte, mas com a dor e
 a adversidade
 você murcha e se torna frágil e perde sua força?
Será que você é como o ovo, que começa com um coração maleável?
 Você teria um espírito maleável, mas depois de alguma morte,
uma falência, um divórcio ou uma demissão, você se tornou
 mais difícil e duro? Sua casca parece  ser a mesma,
mas você está mais amargo e obstinado,
com o coração e o espírito inflexíveis?
Ou será que você é como o pó de café?
 Ele muda a água fervente, a coisa que está trazendo a dor,
 para conseguir o máximo de seu sabor,
 a 100 graus centígrados.
 Quanto mais quente estiver a água, mais gostoso se
 torna o café.
Se você é como o pó de café,
 quando as coisas se tornam piores,
você se torna melhor e faz com que as coisas
em torno de você também se tornem melhores.
Como você lida com a adversidade?

Adversidade: contrariedades e dificuldades.


Diário de Bordo
6º aula – Pró Letramento  - Língua Portuguesa
Registrado por Juliana da Silva de Almeida
  No dia 19 de setembro de  2011, ás 18 horas , na EM “Professora Augusta Novaes Coronado”, onde ocorreu a 6ª aula do Programa de Formação  Continuada  das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.  Estavam presentes as cursistas e a Tutora Janete de Cássia Ferreira.
Primeiramente fizemos o Leitura-fruição “Cenoura, ovo ou café?” (Escritor desconhecido). Em seguida foi feita uma reflexão sobre o texto e as contrariedades e dificuldades encontradas em nossas vidas.
Após a leitura foi feito uma retomada do encontro anterior Questões sobre avaliação. Em seguida fizemos a análise dos resultados obtidos na avaliação diagnóstica trocando informações em grupo.
Após  o diagnóstico fomos à sala de vídeo assistir a 1ª  parte do vídeo – Alfabetização e Linguagem, com Magda Soares (DVD Salto para o Futuro, nº 33).
Paramos para um breve café.
Voltamos à sala e nossa tutora nos apresentou o fascículo 3: “A Organização do Tempo Pedagógico e o Planejamento do Ensino”
Iniciamos a leitura da Introdução e da Unidade I: Os tempos de leitura na sala de aula.
No final houve a explicação da tarefa nº 5, atividade de leitura retirada do anexo do fascículo 2 , que devemos aplicar e levar o relatório na próxima aula junto com o relatório final do fascículo 2.
Terminamos, assim mais um dia de curso.