13º Encontro: Mais brincadeiras... lendo e escrevendo





É bem melhor
Pensar
sem falar...
do que
falar
sem
pensar!
(Jó Soares)
13º ENCONTRO
TUTORA: JANETE
09/11/2011

     ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
TUTORA: JANETE FERREIRA
13º Encontro  09/ 11 / 11
As letras  do abecedário
São amigas de verdade!
Sempre de mãos dadas,
brincam  de pular corda
na avenida da cidade!
Engravatadas, fazem leis
nos discursos do  plenário!
Depois, dormem no dicionário ... (Profº Drº Adenil)
Sensibilização: Vídeo: A aula
1-Leitura – Fruição: O abridor de latas  ( Millôr Fernandes)

                                                             O Abridor de Latas


Pela primeira vez no Brasil um conto escrito inteiramente em câmera lenta.

Quando esta história se inicia já se passaram quinhentos anos, tal a lentidão com que ela é narrada. Estão sentadas à beira de uma estrada três tartarugas jovens, com 800 anos cada uma, uma tartaruga velha com 1.200 anos, e uma tartaruga bem pequenininha ainda, com apenas 85 anos. As cinco tartarugas estão sentadas, dizia eu. E dizia-o muito bem, pois elas estão sentadas mesmo. Vinte e oito anos depois do começo desta história a tartaruga mais velha abriu a boca e disse:
- Que tal se fizéssemos alguma coisa para quebrar a monotonia dessa vida?
- Formidável - disse a tartaruguinha mais nova 12 depois - vamos fazer um piquenique?
Vinte e cinco anos depois as tartarugas se decidiram a realizar o piquenique. Quarenta anos depois, tendo comprado algumas dezenas de latas de sardinha e várias dúzias de refrigerante, elas partiram. Oitenta anos depois chegaram a um lugar mais ou menos aconselhável para um piquenique.
- Ah - disse a tartaruguinha, 8 anos depois - excelente local este!
Sete anos depois todas as tartarugas tinham concordado. Quinze anos se passaram e, rapidamente elas tinham arrumado tudo para o convescote. Mas, súbito, três anos depois, elas perceberam que faltava o abridor de latas para as sardinhas.
Discutiram e, ao fim de vinte anos, chegaram à conclusão de que a tartaruga menor devia ir buscar o abridor de latas.
- Está bem - concordou a tartaruguinha três anos depois - mas só vou se vocês prometerem que não tocam em nada enquanto eu não voltar.
Dois anos depois as tartarugas concordaram imediatamente que não tocariam em nada, nem no pão nem nos doces. E a tartaruguinha partiu.
Passaram-se cinquenta anos e a tartaruga não apareceu. As outras continuavam esperando. Mais 17 anos e nada. Mais 8 anos e nada ainda. Afinal uma das tartaruguinhas murmurou:
- Ela está demorando muito. Vamos comer alguma coisa enquanto ela não vem?
As outras concordaram, rapidamente, dois anos depois. E esperaram mais 17 anos. Aí outra tartaruga disse:
- Já estou com muita fome. Vamos comer só um pedacinho de doce que ela nem notará.
As outras tartarugas hesitaram um pouco mais, 15 anos depois, acharam que deviam esperar pela outra. E se passou mais um século nessa espera. Afinal a tartaruga mais velha não pôde mesmo e disse:
- Ora, vamos comer mesmo só uns docinhos enquanto ela não vem.
Como um raio as tartarugas caíram sobre os doces seis meses depois. E justamente quando iam morder o doce ouviram um barulho no mato por detrás delas e a tartaruguinha mais jovem apareceu:
- Ah, murmurou ela - eu sabia, eu sabia que vocês não cumpririam o prometido e por isso fiquei escondida atrás da árvore. Agora não vou buscar mais o abridor, pronto!
Fim (30 anos depois)
                                                  
PAUTA:


O LÚDICO NA SALA DE AULA: PROJETOS E JOGOS.

Objetivos de Ensino:
•       Favorecer a reflexão sobre a importância da elaboração dos projetos  
didáticos          como aliados ao processo de ensino e aprendizagem.
•        Promover a reflexão sobre a importância do lúdico no processo de ensino  de 1º       ao 5º ano.
 

Objetivos de Aprendizagem:
    •      Refletir sobre a importância da elaboração dos projetos didáticos como aliados  ao processo de ensino e aprendizagem.
• Analisar alternativas didáticas elaboradas em projetos desenvolvidos por professores da escola pública no seguimento de 1° ao 5° Ano.
• Elaborar roteiro de um projeto de leitura e produção de textos para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
•        Reconhecer a importância de aliar o lúdico às práticas de leitura e produção de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Materiais a serem utilizados:

*  Data-show
* Computador
* Caixa de som
* CD do Fascículo V (slides e vídeos)

     ·           Apresentação de Slide sobre  o fascículo 5.( Unidade II e III );

RETOMADA DA TAREFA Nº 12 :
       Ao realizar os jogos você avalia que o caráter lúdico dos jogos e brincadeiras       garantiu que os alunos refletissem sobre o funcionamento de escrita
alfabética?
   No momento da brincadeira quais passos são importantes para
garantir a aprendizagem do aluno?
Que avanços e dificuldades vocês observaram ao desenvolver em sua
sala de aula jogos voltados para o sistema de escrita alfabética?

2- Retomada do encontro anterior. (diário de bordo);
·   Reflexão: Jogos e brincadeiras para?
 3- Estudo da Unidade II e III  : Fascículo 5 .
Unidade II
2. Mais brincadeiras... lendo e escrevendo
3. Cantar também faz rir e brincar

Unidade III
4    . Jogar para compreender o sistema de escrita alfabética e dominar as suas convenções: mais alguns exemplos
5. Enfim...

Tarefa nº 13:
Atividade de reflexão:
·                   Refletir e comentar sobre sua prática pedagógica através de jogos e projetos desenvolvidos em sala de aula.



Diário de Bordo
13ª aula - Pró-Letramento de Língua-Portuguesa.
Registrado por Janete de Cássia Ferreira

       
        O 13º encontro ocorreu na EM Profº Augusta Novaes Coronado, no dia 09 de Novembro de 2012, com o Tema: O Lúdico na sala de aula:  Projetos e jogos.
        Lemos o texto O abridor de latas, de Millor Fernandes que fala sobe a paciência e para sensibilizá-los, passei o vídeo: A aula, que tem como referência, uma professora que aprendeu a dar valor para os alunos com algumas dificuldades na aprendizagem.
A aula teve como objetivo refletir sobre a importância da elaboração dos projetos didáticos como aliados ao processo de ensino e aprendizagem.
Logo após houve uma apresentação de slides sobre o fascículo 5, Unidade II E III.
Retomamos á  tarefa de nº 12 e refletimos sobre os avanços e dificuldades ao desenvolver em sala de aula jogos voltados para o sistema da escrita alfabética.
Para finalizar, cada cursista comentou sobre sua prática pedagógica através de jogos e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Sem mais para o encontro, finalizamos com a certeza de que cada uma de nós aprendeu um pouco mais através de nossas experiências.