9º Encontro: Fascículo 4: Organização e Uso da Biblioteca Escolar e das Salas de Leitura


“AO COMPREENDER

A VIDA COMO UMA

SEQUÊNCIA DE

TRANSFORMAÇÕES,

DESCOBRE-SE

TAMBÉM A

OPORTUNIDADE DE

CONSTRUIR UM

FUTURO

DIFERENTE”

9º ENCONTRO


TUTORA: JANETE

2011

ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
Tutora: Janete ferreira
9º Encontro            10/10/2011
·         Leitura-fruição: Continuação do livro “Minhas férias, pula uma linha parágrafo”

Vídeo:  Continuação  do vídeo- Alfabetização e Linguagem, com Magda Soares (DVD Salto para o Futuro, nº 33)
                                                                                                                           
·             Leitura do Diário de Bordo para retomada do encontro anterior.
Estudo do Fascículo 4:
Fascículo 4: Organização e Uso da Biblioteca Escolar e das Salas de Leitura: Discute-se a importância da Biblioteca Escolar ou da Sala de Leitura, sua organização e possibilidades de uso. Analisam-se diferentes modalidades de leitura, a diversidade de suportes de textos e a fundamental mediação do(a) professor(a) ao longo do processo de letramento. Por fim, discute-se a relevância do Dicionário como aliado no dia-a-dia da sala de aula.
Objetivos de Ensino:
  • Refletir sobre uso da biblioteca e das salas de leitura como prática importante na formação de leitores e escritores competentes.
  • Propor alternativas para organização de um espaço de leitura nas escolas que não tiverem uma biblioteca.
  • Promover a reflexão sobre o uso do dicionário em sala de aula.
Objetivos de Aprendizagem:
  • Reconhecer o espaço de leitura como aliado na formação de alunos leitores e escritores.
  • Compreender a relevância do dicionário como parceiro no dia-a-dia em sala de aula.
  • Conhecer alternativas para a organização do espaço de leitura na escola, quando esta não contar com uma biblioteca.



Materiais a serem utilizados:
·          Data-show
·          Computador
·          CD do Fascículo 4 ( slides e vídeos)
·          
Avaliação
- Socialização de assuntos gerais e em pauta;                                                                                                                                                             - Leitura do diário de bordo;                 
 - Atividade de aplicação

·         O fascículo preconiza:
-  A promoção das práticas de leitura e escrita e o acesso à cultura e ao lazer;
- O monitoramento das questões e das atividades que envolvem o leitor em formação e a sua fluência em leitura e escrita enquanto uma prática social a ser resgatada pela escola;
-A mediação do professor e do bibliotecário nessa prática;
ü      Apresentação de Slide:
ü     Unidade I : Biblioteca Escolar
ü    Unidade II: Atividades de  Leitura

·         Diagrama sobre : A biblioteca ou sala de leitura como recurso de aprendizagem na escola desde o ensino Fundamental.

·         Atividade de leitura em grupo com as cursistas: Texto: Narizinho     ( Monteiro Lobato) Reinações de Narizinho;




          Tarefa nº 9


       Fazer um relato das lembranças de leitura enquanto criança na escola e as marcas que ficaram em sua vida.   

       
                                                       SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS...


ESTUDANDO....















APLICADÍSSIMAS....









VOCÊS SÃO DEMAIS...


DIÁRIO A BORDO

9º AULA – Pró – Letramento Língua Portuguesa
Registrado por Denise Cristina Pinho.

         No dia 10 de Outubro de 2011, às 18 horas, na EM. Professora Augusta Novaes Coronado, ocorreu a 9º aula do Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Estavam presentes, cursistas e a tutora Janete de Cássia Ferreira. Iniciamos nossa aula com Leitura Fruição  ( continuação da aula anterior ) Minhas férias, pula uma linha parágrafo, comentamos sobre o livro e a importância da leitura para nós professores e alunos.
        A  tutora Janete deu início à pauta do dia e iniciamos um novo capítulo: Organização e Uso da Biblioteca Escolar e das Salas de Leitura. Fascículo 4.
Foi uma aula bastante produtiva, discutimos sobre a importância da Biblioteca Escolar ou sala de leitura sua organização e possibilidade de uso.
       Analisamos diferentes modalidades de leitura, a diversidade de suportes de texto e a fundamental mediação do professor no processo de letramento.
Os cursistas dividiram – se em grupos onde cada grupo fez uma atividade, depois apresentamos e discutimos as opiniões e experiências de cada grupo.
       Encerramos mais um dia de aula, com esses encontros aprendemos e trocamos experiência com nossas amigas.