“AO COMPREENDER
A VIDA COMO UMA
SEQUÊNCIA DE
TRANSFORMAÇÕES,
DESCOBRE-SE
TAMBÉM A
OPORTUNIDADE DE
CONSTRUIR UM
FUTURO
9º ENCONTRO
TUTORA: JANETE
ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
Tutora: Janete ferreira
9º Encontro 10/10/2011
· Leitura-fruição: Continuação do livro “Minhas férias, pula uma linha parágrafo”
Vídeo: Continuação do vídeo- Alfabetização e Linguagem, com Magda Soares (DVD Salto para o Futuro, nº 33)
· Leitura do Diário de Bordo para retomada do encontro anterior.
Estudo do Fascículo 4:
Fascículo 4: Organização e Uso da Biblioteca Escolar e das Salas de Leitura: Discute-se a importância da Biblioteca Escolar ou da Sala de Leitura, sua organização e possibilidades de uso. Analisam-se diferentes modalidades de leitura, a diversidade de suportes de textos e a fundamental mediação do(a) professor(a) ao longo do processo de letramento. Por fim, discute-se a relevância do Dicionário como aliado no dia-a-dia da sala de aula.
Objetivos de Ensino:
- Refletir sobre uso da biblioteca e das salas de leitura como prática importante na formação de leitores e escritores competentes.
- Propor alternativas para organização de um espaço de leitura nas escolas que não tiverem uma biblioteca.
- Promover a reflexão sobre o uso do dicionário em sala de aula.
Objetivos de Aprendizagem:
- Reconhecer o espaço de leitura como aliado na formação de alunos leitores e escritores.
- Compreender a relevância do dicionário como parceiro no dia-a-dia em sala de aula.
- Conhecer alternativas para a organização do espaço de leitura na escola, quando esta não contar com uma biblioteca.
Materiais a serem utilizados:
· Data-show
· Computador
· CD do Fascículo 4 ( slides e vídeos)
·
Avaliação
- Socialização de assuntos gerais e em pauta; - Leitura do diário de bordo;
- Atividade de aplicação
- Atividade de aplicação
· O fascículo preconiza:
- A promoção das práticas de leitura e escrita e o acesso à cultura e ao lazer;
- O monitoramento das questões e das atividades que envolvem o leitor em formação e a sua fluência em leitura e escrita enquanto uma prática social a ser resgatada pela escola;
-A mediação do professor e do bibliotecário nessa prática;
-A mediação do professor e do bibliotecário nessa prática;
ü Apresentação de Slide:
ü Unidade I : Biblioteca Escolar
ü Unidade II: Atividades de Leitura
· Diagrama sobre : A biblioteca ou sala de leitura como recurso de aprendizagem na escola desde o ensino Fundamental.
· Atividade de leitura em grupo com as cursistas: Texto: Narizinho ( Monteiro Lobato) Reinações de Narizinho;
Tarefa nº 9
Tarefa nº 9
Fazer um relato das lembranças de leitura enquanto criança na escola e as marcas que ficaram em sua vida.
SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS...
SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS...
ESTUDANDO....
DIÁRIO A BORDO
9º AULA – Pró – Letramento Língua Portuguesa
Registrado por Denise Cristina Pinho.
No dia 10 de Outubro de 2011, às 18 horas, na EM. Professora Augusta Novaes Coronado, ocorreu a 9º aula do Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Estavam presentes, cursistas e a tutora Janete de Cássia Ferreira. Iniciamos nossa aula com Leitura Fruição ( continuação da aula anterior ) Minhas férias, pula uma linha parágrafo, comentamos sobre o livro e a importância da leitura para nós professores e alunos.
A tutora Janete deu início à pauta do dia e iniciamos um novo capítulo: Organização e Uso da Biblioteca Escolar e das Salas de Leitura. Fascículo 4.
Foi uma aula bastante produtiva, discutimos sobre a importância da Biblioteca Escolar ou sala de leitura sua organização e possibilidade de uso.
Analisamos diferentes modalidades de leitura, a diversidade de suportes de texto e a fundamental mediação do professor no processo de letramento.
Os cursistas dividiram – se em grupos onde cada grupo fez uma atividade, depois apresentamos e discutimos as opiniões e experiências de cada grupo.
Encerramos mais um dia de aula, com esses encontros aprendemos e trocamos experiência com nossas amigas.