quarta-feira, 4 de abril de 2012

Fotos..Encerramento..Pró Letramento...Bauru...


Dedicatória
           Dedico este trabalho primeiramente à Deus, pela saúde, fé e perseverança que tem me dado e pelo qual sem Ele não sou nada.
          E em especial ao Supervisor de Ensino Alceu Sergio Pereira, pelo reconhecimento à meu trabalho, que incondicionalmente tem me ajudado, oferecendo condições, dando todo suporte para a concretização desse trabalho que foi tão importante para os educadores da rede Municipal dessa cidade.
   Á todas as cursistas que foram com certeza as              “ estrelas” desse trabalho, que muito contribuíram para a minha formação, pois a cada encontro foi uma experiência ímpar.
Transmiti muitos saberes, mas também adquiri , pois somos seres em constante transformação, visto que, nunca estamos prontos.


















       Tecer comentários finais sobre o PRÓ Letramento, não é uma tarefa que se possa cumprir com facilidade, principalmente pela abrangência dos temas apresentados nos fascículos.
      Assumimos aqui metodologias não apenas como método ou forma de fazer, mas como ação (ou conjunto de ações que é resultado de estudos e reflexões, ponderações e até um pouco de ousadia por parte dos professores. Assim estabelecemos ao longo dos fascículos metodologias que refletem ideologias, ou seja, é possível dizer que a forma que o professor escolhe para ministrar  suas aulas esta diretamente ligada ao nível de conhecimento que ele tem sobre o assunto em questão, não só no que se refere ao conteúdo puro e simples, mas além dele as implicações sociais e porque não dizer políticas que esse conteúdo suscita.Escolher a metodologia adequada portanto depende primeiramente do que o docente considera adequado do contexto em que vive e dos estudos(conhecimento)que ele tem.Impossível escolher determinada metodologia ou apontar aqui  uma única e mas eficaz.O que os estudos sobre esse tema permitem é refletir sobre as escolhas profissionais e metodologia, entendendo-as como reflexos de nós mesmos, do que acreditamos e  defendemos e dos estudos relativos ao fazermos.
      E o que dizer do tema Alfabetização? Quando se acreditava terem sido descobertos todas as facetas e os métodos pertinentes à tarefa de alfabetizar, surge o conceito de letramento, que balança as bases da alfabetização e requerem novos estudos, novas reflexões, novos resultados, novas propostas. Fica provado que o conhecimento é realmente algo em constante mudança, e, constante crescimento. Dessa forma, ao escolher uma maneira para alfabetizar  alguém é importante pensar na alfabetização não como conjunto de regras e procedimentos, mas sim, como um desvendar de mundo um acesso para as coisas da vida.
      Considerar que aquele que deseja aprender a ler e escrever-criança, jovem ou adulto - deve fazê-lo para poder melhorar sua vida, para poder viver-la  com mais dignidade e conhecimento, aumenta significativamente a responsabilidade da educação e dos profissionais envolvidos no processo de ensinar(ou ajudar)alguém a ler e escrever.
       A alfabetização, no contexto histórico em que vivemos ultrapassou a fronteira dos livros e dos cadernos para infiltrar – se na vida real, nos contextos que fazem parte do mundo do estudante.
        Esperamos que os estudos presentes no curso Pró Letramento possam ter auxiliado os professores a ampliarem suas visões  para além da forma de ensinar, em direção as reflexões que a educação pode proporcionar. Alfabetizar é realmente muito mais que ensinar letras e sons, é colocar ao alcance  do estudante ideias, mensagens, letras, sons, sonhos e esperanças.
        Todos os professores alfabetizadores tem uma grande responsabilidade na alfabetização dos brasileiros: ajudá-los a se tornarem sujeitos de sua própria história, usando esse processo como alavanca para conhecer sua realidade e torná-la cada vez melhor.

 VOU SENTIR SAUDADES.....










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