segunda-feira, 2 de abril de 2012

19º Encontro

Alfabetização e Linguagem

19º Encontro 01 / 02 / 12

TUTORA: JANETE FERREIRA

               “A transformação pessoal requer substituição de velhos hábitos por novos”.
                                                                                                            W. A. Peterson
Leitura-fruiçaõ: Maria vai com as outras (Sílvia Orthoff).

PAUTA:
1- Leitura do diário de bordo para retomada do encontro anterior.

UnidadeIII- Lendo Histórias infantis em sala de aula.

·       As dimensões de um texto;

·        Uma situação de leitura: entre o oral e o escrito;

·       Situação de leitura pelo professor- levar os alunos a compreenderem os componentes do texto.

Dimensões que compõem o texto.

1ª O contexto - intencionalidade
                     - informatividade
2ª  O texto – coesão
                 - coerência

3ª O infratexto – informações implícitas

4ª O intertexto – relação entre os textos (intertextualidade)
                          Marcas/ referências a outros textos.          

TAREFA Nº13
·        Realização da atividade 7 ( Fascículo 7) As dimensões de um texto (pág. 36).


DIÁRIO  DE BORDO

19º Encontro – Pró – Letramento

Iniciamos o 19º encontro, com a Leitura- fruição: Maria vai com as outras de Silvia Orthoff.
Retomamos do diário de bordo da cursista Renata de Oliveira.
Estudamos a unidade III do fascículo 7: Lendo Histórias infantis em sala de aula.
 É fundamental entender que um aluno que não saiba ainda decodificar pode ser um bom leitor,
 pois a compreensão do texto, lido por ele ou por outra pessoa, é o que realmente, garante a sua
 proficiência como leitor. Portanto a contação de histórias pela professora é, na realidade,
a primeira forma de leitura do aluno.
Num segundo momento, refletimos sobre as dimensões que compõem o texto.
Dimensão: “O contexto”,  que engloba, entre outros, a intencionalidade e a informatividade,
 pois contribuem para situar o texto dentro de uma dimensão sócio comunicativa.
A intencionalidade: que são as intenções do produtor do texto como: produzir emoções,
 rir, chorar, sentir medo, convencê-lo de uma idéia , passar informações, ensinando, explicando, etc...
A informatividade consiste nas informações novas ou nas informações já conhecidas que um texto traz.
Essas informações fazem parte do nosso conhecimento de mundo.
As informações  também podem situar o texto em um determinado momento histórico.
 No entanto, para entendermos certas  informações no texto, temos que acionar nosso
conhecimento de mundo estas informações são, portanto, baseadas  em conhecimentos, 
experiência, crenças, ideologias e contextos da cultura em que estamos inseridos.
2ª Dimensão:  O “ texto “ que fazem parte da construção textual os seguintes, componentes:
 Coesão e coerência :
A coesão são estruturas  coesivas que  organizam o texto, fazendo dele  um todo coeso,
 e que podemos trocar por exemplo um  pronome substitui  o sujeito e indica ao leitor que
se continuou a falar sobre a mesma  pessoa.
Para um texto ser coerente,  é necessário  que os elementos  responsáveis pela sua progressão
  temática estejam de tal forma organizada que possamos perceber de forma clara o desenvolvimento
 desse tema em sequência lógica, com começo, meio  e fim, e  necessário também que o texto se estruture
 dentro  do gênero proposto.
3º Dimensão:   O  infra texto,  preocupa-se em construir questões que levem a criança a procurar
complementar as  informações implícitas no texto, estas informações são as inferências  que vão construindo
no decorrer da leitura.
É   necessário que, a partir das pistas  que o texto nos dá, nós sejamos capazes  de perceber 
outras informações que completam o , sentido do texto.
4º Dimensão: A intertextualidade é a característica que faz de um texto dependente de outros.
Quando lemos um texto e percebemos nele  marcas ou referências a textos anteriormente lidos,
estamos diante  de uma intertextualidade.
Portanto,  aquele que busca novas metodologias que  propiciem aos alunos uma leitura  mais competente,
 a  mudança de atitude do professor tanto na identificação do processo como no desenvolvimento de uma leitura de construção do sentido e, a nosso ver, o ponto de partida para o trabalho eficiente e, realmente  tornar significativo, se objetivamos tornar nosso  aluno  um leitor competente.
Para finalizamos o encontro, expliquei a tarefa nº 13. As dimensões de um texto  (pág. 36)  fascículo 7.

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