segunda-feira, 2 de abril de 2012

18 º encontro

Alfabetização e Linguagem

18º Encontro 14 / 12 / 11

TUTORA: JANETE FERREIRA

Vídeo: Chico no Shopping
 Refletindo sobre Relativismo Cultural, Variáveis do Português Brasileiro, Diversidade Linguística, Monitoração e Adequação da fala.

PAUTA:
1- Leitura do diário de bordo para retomada do encontro anterior.

·         Anotar no cartaz as ideias principais e a atividade proposta pelo material, logo em seguida socializar o estudo para a turma.
Grupo 1 : Reflexões sobre a fala espontânea da criança.
Grupo 2 : Novas reflexões sobre a produção oral dos alunos.
Grupo 3 : Reflexão sobre falares de comunidades do campo e das cidades.

Gentileza:                                                                                                                        José Paulo Paes: Poesia é...                   
  Poesia é... brincar com as palavras

como se brinca com bola,

papagaio, pião.

Só que bola, papagaio, pião

de tanto brincar se gastam.

As palavras não:

Quanto mais se brinca com elas,

mais novas ficam.

Como a água do rio

que é água sempre nova.

Como cada dia que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?

DIÁRIO  DE BORDO

18º Encontro – Pró – Letramento

      
Registrado pela professora cursista: Renata de Oliveira Lima


                           A 18ª aula do Programa de Formação Continuada das Séries Iniciais do Ensino Fundamental ocorreu no dia 14 de Dezembro de 2011 ,às 18:00 horas na EM “Profª Augusta Novaes Coronado”,com a presença da Tutora do Curso,Janete de Cássia Ferreira e das Professoras cursistas.
               Inicialmente assistimos ao Vídeo “Chico no Shopping”,que relata uma maneira de falar que um grupo de  pessoas, que geralmente moram no sítio ou  fazenda, utilizam em seu dia-a-dia. Essa maneira de falar é uma variação lingüística,onde mesmo eles não utilizando a norma culta é possível haver comunicação e entendimento entre eles.
               Após o Vídeo , realizamos uma atividade de ilustração da Poesia de José Paulo Paes, Poesia é...brincar com as palavras como...
               Depois da leitura do Diário de Bordo da aula anterior, fizemos um Cartaz contendo as ideias principais das atividades do nosso material didático sobre  localizar como nossos alunos pronunciam certas palavras no plural.
               Podemos notar através dessa atividade que na linguagem coloquial eles pronunciam muitas palavras de maneira inadequada, suprimem algumas letras, e até trocam algumas .Por exemplo: FOMOS – FUMU.
                A turma foi dividida em três grupos para realizar essa atividade, e cada grupo expôs uma situação diferente em que o aluno utiliza a linguagem . Refletimos sobre como auxiliar o aluno a utilizar as palavras de forma adequada ,para que isto o ajude a se inserir na sociedade ,onde o que predomina é a língua padrão.
               Continuamos a leitura do material didático , explicação da nossa tutora e espaço para debate entre as cursistas.
              E assim encerramos mais um dia de Curso .


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