sábado, 27 de outubro de 2012

2º, 3º, 4º e 5º encontro revezamento 2012.


ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM

2º Encontro  20/ 06/ 12


TUTORA: JANETE FERREIRA
 “Possuir um comportamento letrado significa saber comparar, confrontar, 
ampliar, reduzir e rever”               
                                                                           Beatriz Cardoso
·  Sensibilização: “Música: Metamorfose Ambulante” Raul Seixas

·  Leitura- fruição: Poema: O que é Letramento? Kate M. Chong

O QUE É LETRAMENTO?


LETRAMENTO NÃO É UM GANCHO


EM QUE SE PENCURA CADA ENUNCIADO,
NÃO É TREINAMENTO REPETITIVO
DE UMA HABILIDADE,
NEM UM MARTELO
QUEBRANDO BLOCOS DE GRAMÁTICA.



LETRAMENTO É DIVERSÃO
É LEITURA À LUZ DE VELA
OU LÁ FORA, À LUZ DO SOL.



SÃO NOTÍCIAS SOBRE O PRESIDENTE,
O TEMPO, OS ARTISTAS DA TV
E MESMO MONICA E CEBOLINHA NOS JORNAIS DE DOMINGO.



É UMA RECEITA DE BISCOITO,
UMA LISTA DE COMPRAS, RECADOS COLADOS NA GELADEIRA,
UM BILHETE DE AMOR,
TELEGRAMA DE PARABÉNS E CARTAS 
DE VELHOS AMIGOS.




É VIAJAR PARA PAISES DESCONHECIDOS,
SEM DEIXAR SUA CAMA,
É RIR E CHORAR
COM PERSONAGENS, HERÓIS E GRANDES AMIGOS.



É UM ÁTLAS DO MUNDO,
SINAIS DE TRÂNSITO, CAÇAS AO TESOURO,
MANUAIS, INSTRUÇÕES, GUIAS,
E ORIENTAÇÕES EM BULAS DE REMÉDIOS,
PARA QUE VOCÊ NÃO FIQUE PERDIDO.




LETRAMENTO É SOBRETUDO,
UM MAPA DO CORAÇÃO DO HOMEM,
UMA MAPA DE QUEM VOCÊ É,
E DE TUDO O QUE VOCÊ PODE SER.
(Kate M Chong)



·  Apresentação do “Diário de bordo”.

·  Entrega da tarefa 01: Relatório de reflexão: Memórias;










Pauta

Fascículo 1- Capacidades linguísticas: Alfabetização e Letramento.

·    Introdução à Unidade l ( Pressupostos da aprendizagem e do ensino da
 alfabetização) e Unidade II ( As capacidades linguísticas da alfabetização).
                               
As capacidades Linguísticas da Alfabetização:

FALAR           Ouvir

Domínio da compreensão e produção de textos orais:

Ler         Escrever

·         Domínio dos campos de leitura e produção de textos escritos.
·         Situações diversas na escola
·         Capacidades linguísticas e comunicativas que devem ser ensinadas sistematicamente nos primeiros anos do ensino fundamental

5 Eixos:
·          Compreensão e valorização da cultura escrita;
·         Apropriação do sistema de escrita;
·         Leitura;
·         Produção escrita;
·         Desenvolvimento da oralidade.

Capacidades, conhecimentos, habilidades, atitudes não são lineares, 
mas simultâneas.
A organização deve ocorrer segundo o ponto de vista do professor,
 tendo em vista a efetiva situação de aprendizagem de seus alunos.


Foco-1ª e 2ª etapa                     
1º ano
2º ano
Introduzir
Trabalhar sistematicamente
consolidar
Retomar
Trabalhar
continuar


1- Letra cursiva não se usa no 1º ano, mas abre- se algumas exceções.
                         
2- É preciso saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar.

3- utilizar dramatização de situações em sala de aula.

4- Atividades em grupo envolvendo a escrita, formação de parágrafo e utilização 
de linhas.
5- Atividades de pintura que envolva contorno, direção limites e tonalidades.


Tarefa individual:

·         Relato Pessoal sobre sua vida profissional;



Metamorfose Ambulante



Prefiro ser

Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião

Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Eu quero dizer

Agora, o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião

Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Sobre o que é o amor

Sobre o que eu nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela

Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor

Lhe tenho amor

Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator

   
É chato chegar

A um objetivo num instante
Eu quero viver
Nessa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião

Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Sobre o que é o amor

Sobre o que eu nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela

Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor

Lhe tenho amor

Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator

Eu vou lhe desdizer

Aquilo tudo que eu lhe disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião

Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo.

ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM

3º Encontro  27/ 06/ 12

                                                                          
TUTORA: JANETE FERREIRA

    “A vida o é feita apenas de defeitos, falhas e tristezas; há beleza até 
nas pequenas coisas. Que bom que você veio!”.

·  Leitura-fruição: Adivinha quanto eu te amo. ( Sam McBratney)
·  Leitura do texto: Por que surgiu a palavra Letramento? ( Magda B. Soares)

Pauta

·  Entrega da apostila: Letramento: Um tema em três gêneros.
 Soares, Magda (2003)

1-Leitura do diário de bordo para retomada do encontro anterior.

2-Trabalhando com os cinco eixos: Através de  estudo e apresentação dos grupos:
Introdução e exposição das cinco capacidades.

 Sistematização coletiva das capacidades.

Grupo 1- Compreensão e valorização da língua escrita; 
Grupo 2- Apropriação do sistema de escrita;
Grupo 3- Leitura;
Grupo 4- Produção de textos escritos
Grupo 5- Desenvolvimento da oralidade.

Observação:  Determinação (ser persistente ao ensinar)

Palavras importantes que devem ser lembradas:
Reflexão – avaliação – criatividade – organização – união – socialização - 
entusiasmo – intenciolidade – compromisso – ação – motivação  -        
 significado – humildade.


Tarefa 3:

Essas capacidades estão sendo contempladas em seu planejamento 
semanal? 
Seus alunos estão tendo a oportunidade de compreenderem e valorizarem 
cultura escrita?
Se afirmativo, justifique tecendo comentários e exemplificando.
Se negativo, apresente o motivo e a opinião em passar a contemplar esse eixo
 em seu trabalho como alfabetizadora.  





 ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM

4º Encontro  08/ 08/ 12


TUTORA: JANETE FERREIRA


Sensibilização: Slide do livro: Como Começa?



          Pensamento: “Ao aprendiz como sujeito de sua aprendizagem,
            corresponde necessariamente a um professor sujeito de sua prática pedagógica”.

              
                         Leitura-fruição: Como Começa?  De Silvana Tavano
                                      
·                               Leitura do Diário de bordo para  retomada do encontro anterior ;
                                             
                                    ·        Apresentação dos grupos sobre os 5 eixos;

·                                                    Explicação do Relatório que será feito  ao término de cada fascículo.



 ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM

Tutora: Janete Ferreira

5º Encontro            15/08/2012


 “Avaliar para promover a aprendizagem.”
 Avaliar é uma ação que se projeta no futuro, embasada em princípios 
éticos de respeito às diferenças. Para avaliar é necessário estabelecer 
relações entre uma concepção dialética de avaliação e os caminhos
 da aprendizagem.
                                                                            JUSSARA HOFFMAN

Leitura- fruição: Como o cérebro aprende a ler ( Elvira Souza Lima)

·         Leitura do Diário de Bordo para retomada do encontro anterior.

·         Revisão do encontro anterior;


·         Avaliar para?
·         Estudo do Fascículo 2 “Alfabetização e Letramento”: 
Questões sobre Avaliação.

·         Leitura de algumas páginas do livro: Fascículo 2-  Pró-Letramento;

·                            Apresentação das atividades de aplicação: (abrange os 

               fenômenos da Alfabetização e do Letramento, levando em conta
 três eixos:
 Aquisição do sistema de  escrita, Leitura e Produção de textos); pág 30 à 50.
 Fascículo 2.

TAREFA DE APLICAÇÃO:
                ·         Aplicar as atividades 1, 2 e 3 do livro pág: 36 e 37 , depois 
fazer um relatório de que forma foi aplicado, citando os pontos
 positivos e negativos


ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM

Tutora: Janete Ferreira

5º Encontro            15/08/2012


 “Avaliar para promover a aprendizagem.”
 Avaliar é uma ação que se projeta no futuro, embasada em princípios 
éticos de respeito às diferenças. Para avaliar é necessário 
estabelecer relações entre uma concepção dialética de avaliação 
e os caminhos da aprendizagem.
                                                                            JUSSARA HOFFMAN

Leitura- fruição: Como o cérebro aprende a ler ( Elvira Souza Lima)

·         Leitura do Diário de Bordo para retomada do encontro anterior.

·         Revisão do encontro anterior;


·         Avaliar para?
·         Estudo do Fascículo 2 “Alfabetização e Letramento”:
 Questões sobre Avaliação.

·         Leitura de algumas páginas do livro: Fascículo 2-  Pró-Letramento;

                     ·         Apresentação das atividades de aplicação: (abrange os 
fenômenos da Alfabetização e do Letramento, levando em conta três eixos:
 Aquisição do sistema de  escrita, Leitura e Produção de textos); pág 30 à 50.
 Fascículo 2.

TAREFA DE APLICAÇÃO:
                  
·         Aplicar as atividades 1, 2 e 3 do livro pág: 36 e 37 , depois
 fazer um relatório de que forma foi aplicado, citando os pontos positivos 
e negativos.


 .













0 comentários:

Postar um comentário