ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
2º Encontro 20/ 06/ 12
TUTORA: JANETE FERREIRA
“Possuir um comportamento letrado significa
saber comparar, confrontar,
ampliar, reduzir e rever”
Beatriz Cardoso
·
Sensibilização: “Música: Metamorfose Ambulante” Raul
Seixas
· Leitura- fruição: Poema: O que é Letramento? Kate M. Chong
O QUE É LETRAMENTO?
LETRAMENTO NÃO É UM GANCHO
EM QUE SE PENCURA CADA ENUNCIADO,
NÃO É TREINAMENTO REPETITIVO
DE UMA HABILIDADE,
NEM UM MARTELO
QUEBRANDO BLOCOS DE GRAMÁTICA.
LETRAMENTO É DIVERSÃO
É LEITURA À LUZ DE VELA
OU LÁ FORA, À LUZ DO SOL.
SÃO NOTÍCIAS SOBRE O PRESIDENTE,
O TEMPO, OS ARTISTAS DA TV
E MESMO MONICA E CEBOLINHA NOS JORNAIS DE DOMINGO.
É UMA RECEITA DE BISCOITO,
UMA LISTA DE COMPRAS, RECADOS COLADOS NA GELADEIRA,
UM BILHETE DE AMOR,
TELEGRAMA DE PARABÉNS E CARTAS
DE VELHOS AMIGOS.
É VIAJAR PARA PAISES DESCONHECIDOS,
SEM DEIXAR SUA CAMA,
É RIR E CHORAR
COM PERSONAGENS, HERÓIS E GRANDES AMIGOS.
É UM ÁTLAS DO MUNDO,
SINAIS DE TRÂNSITO, CAÇAS AO TESOURO,
MANUAIS, INSTRUÇÕES, GUIAS,
E ORIENTAÇÕES EM BULAS DE REMÉDIOS,
PARA QUE VOCÊ NÃO FIQUE PERDIDO.
LETRAMENTO É SOBRETUDO,
UM MAPA DO CORAÇÃO DO HOMEM,
UMA MAPA DE QUEM VOCÊ É,
E DE TUDO O QUE VOCÊ PODE SER.
(Kate M Chong)
·
Apresentação do “Diário de bordo”.
Pauta
Fascículo 1- Capacidades linguísticas: Alfabetização e
Letramento.
· Introdução à Unidade l ( Pressupostos da aprendizagem e do ensino da
alfabetização) e Unidade II ( As capacidades linguísticas da alfabetização).
alfabetização) e Unidade II ( As capacidades linguísticas da alfabetização).
As
capacidades Linguísticas da Alfabetização:
FALAR
Ouvir
Domínio da
compreensão e produção de textos orais:
Ler
Escrever
·
Domínio dos campos de leitura e produção de textos
escritos.
·
Situações diversas na escola
·
Capacidades linguísticas e comunicativas que devem
ser ensinadas sistematicamente nos primeiros anos do ensino fundamental
5 Eixos:
·
Compreensão e valorização da cultura escrita;
·
Apropriação do sistema de escrita;
·
Leitura;
·
Produção escrita;
·
Desenvolvimento da oralidade.
Capacidades,
conhecimentos, habilidades, atitudes não são lineares,
mas simultâneas.
mas simultâneas.
A
organização deve ocorrer segundo o ponto de vista do professor,
tendo em vista a efetiva situação de aprendizagem de seus alunos.
tendo em vista a efetiva situação de aprendizagem de seus alunos.
Foco-1ª e 2ª etapa
|
1º ano
|
2º ano
|
Introduzir
|
Trabalhar
sistematicamente
|
consolidar
|
Retomar
|
Trabalhar
|
continuar
|
1- Letra cursiva não se usa no 1º ano, mas abre- se
algumas exceções.
2- É preciso saber usar os objetos de escrita
presentes na cultura escolar.
3- utilizar dramatização de situações em sala de
aula.
4- Atividades em grupo
envolvendo a escrita, formação de parágrafo e utilização
de linhas.
de linhas.
5- Atividades de
pintura que envolva contorno, direção limites e tonalidades.
Tarefa
individual:
·
Relato Pessoal sobre sua vida profissional;
Metamorfose
Ambulante
Prefiro
ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Eu quero
dizer
Agora, o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Sobre o
que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor
Lhe tenho
amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator
É chato chegar
A um objetivo num instante
Eu quero viver
Nessa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Sobre o
que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou
Se hoje
eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor
Lhe tenho
amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator
Eu vou lhe desdizer
Aquilo tudo que eu lhe disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo.
ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
3º Encontro 27/ 06/ 12
TUTORA: JANETE FERREIRA
“A vida o é feita apenas de defeitos, falhas
e tristezas; há beleza até
nas pequenas coisas. Que bom que você veio!”.
· Leitura-fruição: Adivinha quanto eu te amo. ( Sam
McBratney)
· Leitura do texto: Por que surgiu a palavra Letramento? ( Magda B.
Soares)
Pauta
· Entrega da apostila: Letramento: Um tema em três gêneros.
Soares,
Magda (2003)
1-Leitura
do diário de bordo para retomada do encontro anterior.
2-Trabalhando
com os cinco eixos: Através de estudo e apresentação
dos grupos:
Introdução e exposição das cinco capacidades.
Sistematização coletiva das capacidades.
Grupo 1-
Compreensão e valorização da língua escrita;
Grupo 2-
Apropriação do sistema de escrita;
Grupo 3- Leitura;
Grupo 4- Produção de textos escritos
Grupo 5- Desenvolvimento da oralidade.
Observação:
Determinação (ser persistente ao ensinar)
Palavras importantes
que devem ser lembradas:
Reflexão – avaliação – criatividade – organização – união – socialização -
entusiasmo – intenciolidade – compromisso – ação – motivação -
significado – humildade.
Tarefa
3:
Essas
capacidades estão sendo contempladas em seu planejamento
semanal?
Seus alunos
estão tendo a oportunidade de compreenderem e valorizarem a
cultura escrita?
Se afirmativo,
justifique tecendo comentários e exemplificando.
Se negativo, apresente
o motivo e a opinião em passar a contemplar esse eixo
em seu trabalho como
alfabetizadora.
4º Encontro 08/ 08/ 12
TUTORA: JANETE FERREIRA
Sensibilização: Slide do livro: Como
Começa?
Pensamento: “Ao aprendiz como sujeito de sua aprendizagem,
corresponde necessariamente a um professor sujeito de sua prática pedagógica”.
Leitura-fruição: Como Começa?
De Silvana Tavano
·
Leitura do
Diário de bordo para retomada do
encontro anterior ;
·
Apresentação dos grupos sobre os 5
eixos;
· Explicação do
Relatório que será feito ao término de
cada fascículo.
ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
Tutora: Janete Ferreira
5º Encontro 15/08/2012
“Avaliar para promover a aprendizagem.”
Avaliar é uma ação que se projeta no futuro,
embasada em princípios
éticos de respeito às diferenças. Para avaliar é
necessário estabelecer
relações entre uma concepção dialética de avaliação e os
caminhos
da aprendizagem.
JUSSARA HOFFMAN
Leitura- fruição: Como o cérebro aprende a ler (
Elvira Souza Lima)
·
Leitura do Diário de Bordo para retomada do
encontro anterior.
·
Revisão do encontro anterior;
·
Avaliar para?
·
Estudo do Fascículo 2 “Alfabetização e
Letramento”:
Questões sobre Avaliação.
·
Leitura de algumas
páginas do livro: Fascículo 2-
Pró-Letramento;
· Apresentação das atividades de
aplicação: (abrange os
fenômenos da Alfabetização e do Letramento,
levando em conta
três eixos:
Aquisição do sistema de escrita, Leitura e Produção de textos); pág
30 à 50.
Fascículo 2.
TAREFA DE APLICAÇÃO:
·
Aplicar as
atividades 1, 2 e 3 do livro pág: 36 e 37 , depois
fazer um relatório de que
forma foi aplicado, citando os pontos
positivos e negativos
ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
Tutora: Janete Ferreira
5º Encontro 15/08/2012
“Avaliar para promover a aprendizagem.”
Avaliar é uma ação que se projeta no futuro,
embasada em princípios
éticos de respeito às diferenças. Para avaliar é
necessário
estabelecer relações entre uma concepção dialética de avaliação
e os
caminhos da aprendizagem.
JUSSARA HOFFMAN
Leitura- fruição: Como o cérebro aprende a ler (
Elvira Souza Lima)
·
Leitura do Diário de Bordo para retomada do
encontro anterior.
·
Revisão do encontro anterior;
·
Avaliar para?
·
Estudo do Fascículo 2 “Alfabetização e
Letramento”:
Questões sobre Avaliação.
·
Leitura de algumas
páginas do livro: Fascículo 2-
Pró-Letramento;
·
Apresentação das atividades de
aplicação: (abrange os
fenômenos da Alfabetização e do Letramento,
levando em conta três eixos:
Aquisição do sistema de escrita, Leitura e Produção de textos); pág
30 à 50.
Fascículo 2.
TAREFA DE APLICAÇÃO:
·
Aplicar as
atividades 1, 2 e 3 do livro pág: 36 e 37 , depois
fazer um relatório de que
forma foi aplicado, citando os pontos positivos
e negativos.
.
0 comentários:
Postar um comentário