sábado, 27 de outubro de 2012

11º,12º, 13º, 14º e 15º encontro revezamento 2012


ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
Tutora: Janete Ferreira

11º Encontro            26/09/2012


Vídeo: Slide: O uso do dicionário na escola

Leitura - fruição: Em slide: Mania de explicação ( Adriana Falcão)   

                                                                                                         
·        Leitura do Diário de Bordo para retomada do encontro anterior.
Grupo é... grupo
A cada encontro: imprevisível.
A cada interrupção da rotina: algo inusitado.
A cada elemento novo: surpresas
A cada elemento já parecidamente conhecido: aspectos desconhecidos.
A cada encontro: um novo desafio, mesmo que  supostamente já vivido.
A cada tempo: compromisso fazendo história.
A cada conflito: rompimento do estabelecido para a construção da mudança.
A cada emoção: faceta insuspeitável.
A cada encontro: descobrimento de terras ainda não desbravadas.
Grupo é grupo.
                            Madalena Freire

Unidade III :  O USO DO DICIONÁRIO NA ESCOLA
 Objetivo Geral:
·        Incentivar o uso do dicionário como recurso didático, para auxiliar os alunos na aquisição da escrita correta das palavras.
 Objetivos Específicos:
a) Promover a reflexão sobre a relação entre a escrita e a fala de algumas palavras;

b) Analisar questões implicadas na leitura e pesquisa de palavras, bem como as mesmas estão organizadas no dicionário;
c) Discutir o quanto é prático o uso do dicionário, como recurso didático na ação   alfabetizadora e para o trabalho com a linguagem na escola, no sentido da relação alfabetização, letramento e  da leitura.


·        Atividade em grupo: Fazer uma atividade usando o dicionário.
                                    Tarefa nº 10
·        Tente definir de maneira bem objetiva uma palavra que você conheça bem. Depois tente outras. E por fim, compare a sua definição com a de um dicionário e também compare sua definição com a de seus alunos.

Tarefa nº11: Minha história de leitor!
         - Você é capaz de se recordar dos livros que leu durante a adolescência que marcaram a sua  vida?  Lembra-se dos professores e adultos responsáveis pelo seu “nascimento” para o mundo da leitura? Havia uma biblioteca na sua escola ou na sua cidade?
         Conte sua história com muito prazer e emoção.

ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM

12º Encontro  03/ 10/ 12


TUTORA: JANETE FERREIRA


Sensibilização: Vídeo: O acaso (Titãs)



·         Vídeo: Fascículo 5: Jogos e brincadeiras
                                                                                                                                 
·         Leitura do Diário de Bordo para retomada do encontro anterior.


                           
FASCÍCULO 5

O lúdico na sala de aula: Projetos e jogos

Neste fascículo, veremos alguns exemplos de jogos e brincadeiras realizados por professoras de escolas públicas do Estado de Pernambuco. Em todos eles, os alunos colocam em prática habilidades diretamente relacionadas à Língua Portuguesa: na produção de um almanaque, em atividades lúdicas de leitura e escrita, de canto e expressão oral e de compreensão do sistema de escrita alfabética.

Atividade em grupo: Como vocês cursistas trabalhariam o texto Narizinho de Monteiro Lobato na sala de aula? Faça uma lista de tudo que pode ser aproveitado para uma boa aula, e como trabalhariam  o texto incluíndo jogos?


  


ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM

13º Encontro  10/ 10/ 12


TUTORA: JANETE FERREIRA

Leitura-fruição: A vida

Não esperem que os outros façam por você! “Faça você mesmo”
                                                    Profº Drº Adenil Alfeu Domingos

 Objetivos gerais
   Para alfabetizar letrando (mesmo que a criança ainda não saiba ler), têm-se os seguintes objetivos:
·         Refletir sobre o uso de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização.
·         Refletir sobre a importância de aliar o ensino do sistema alfabético a práticas de leitura e produção de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
·         Reconhecer os objetivos didáticos que orientam a elaboração de projetos didáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
·         Analisar alternativas didáticas elaboradas em projetos desenvolvidos por professoras de escolas públicas.
·         Planejar atividades voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e produção de textos para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

O fascículo 5:
      Aborda como trabalhar de forma lúdica, o processo de ensino-aprendizagem das crianças em suas capacidades relacionadas aos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em Alfabetização e Linguagem. Abrange conhecimentos teórico-metodológicos indispensáveis às competências e habilidades do docente, sobre como operacionalizar o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos de forma lúdica.

Retomada do encontro anterior. (diário de bordo);

·        Reflexão: A importâcia dos jogos na sala de aula.
Estudo do Fascículo 5 : Unidade I pág: 6 à 16

Atividade presencial: Fazer uma lista de jogos e brincadeiras trabalhados em sala de aula;
Tarefa nº 12:
ATIVIDADE DE APLICAÇÃO:

·         De acordo com as atividades  citadas e com o estudo do fascículo 5, Unidade I, aplicar uma atividade com jogos para os alunos e registrar como foi essa experiência. Confeccionar  um jogo e registrar através de fotos.


ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM

14º Encontro  17/ 10/ 12


TUTORA: JANETE FERREIRA

As letras  do abecedário
São amigas de verdade!
Sempre de mãos dadas,
brincam  de pular corda
na avenida da cidade!
Engravatadas, fazem leis
nos discursos do  plenário!
Depois, dormem no dicionário ... (Profº Drº Adenil)

Sensibilização: Vídeo: A aula

Retomada do encontro anterior. (diário de bordo);

PAUTA:
O LÚDICO NA SALA DE AULA: PROJETOS E JOGOS.

·        Ao realizar os jogos você avalia que o caráter lúdico dos jogos e brincadeiras garantiu que os alunos refletissem sobre o funcionamento de escrita alfabética? 

No momento da brincadeira quais passos são importantes para garantir a aprendizagem do aluno? 
Que avanços e dificuldades vocês observaram ao desenvolver em sua sala de aula , jogos voltados para o sistema de escrita alfabética?

Reflexão: Jogos e brincadeiras para?
 Estudo da Unidade II e III  : Fascículo 5 .
Unidade II
2. Mais brincadeiras... lendo e escrevendo ...
3. Cantar também faz rir e brincar...

Unidade III
4. Jogar para compreender o sistema de escrita alfabética e dominar as suas convenções: mais alguns exemplos
5. Enfim...

Tarefa nº 13:
Atividade de reflexão:
·        Refletir e comentar sobre sua prática pedagógica através de jogos e projetos desenvolvidos em sala de aula.Se tem essa prática, comentar, e se não, comentar se gostaria de começar a trabalhar com jogos na sala de aula e porquê?




ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
TUTORA: JANETE FERREIRA

15º Encontro  23/ 10 / 11


Frase da semana:  Um menino que, cansado de esperar pelo dia em que o pai conseguiria tempo para dar-lhe atenção, pergunta: “Papai, quanto você ganha por hora?” O pai, sem paciência, não dá muita importância. Mas o filho volta a insistir e o pai resolve responder. “Ganho R$ 10 por hora”. O filho abre a mochila do colégio, conta 10 notas de 1 real e as entrega ao pai. “Economizei do lanche. Agora, você pode me vender uma hora do seu tempo?”

ESTUDO DO FASCÍCULO 6 – O LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA: ALGUMAS REFLEXÕES.

OBJETIVOS:
         Refletir sobre o uso do livro didático no processo de alfabetização.
         Refletir sobre a importância de aliar a seleção e a utilização do livro didático ao ensino do sistema alfabético a práticas de leitura e produção de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
         Reconhecer os critérios de escolha e utilização  do livro didático  e que orientam a elaboração de projetos didáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
         Analisar e avaliar a escolha de livros didáticos a partir da troca de experiências  desenvolvidas por professoras de escolas públicas.
         Planejar atividades voltadas para a escolha e utilização do livro didático tendo como foco o domínio do sistema alfabético, leitura e produção de textos para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Unidade I
·        Introdução: Atividade de reflexão 1..
·        Alfabetização sem çetramento não tem sentido algum...Um conpleta o outro.”

Unidade II
Análise do livro didático de Língua Portuguesa:
Grupo 1- A Leitura (pág 21)
Grupo 2- A produção do texto escrito (pág 23)
Grupo 3- A compreensão e a produção do texto oral (pág 26)
Grupo 4- Abordagem dos conhecimentos linguísticos (pág 28)

Tarefa nº 14
·        Atividade 32 e 33 da página 47 do fascículo 2.








0 comentários:

Postar um comentário