ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
Tutora: Janete Ferreira
11º
Encontro 26/09/2012
Vídeo: Slide: O uso do
dicionário na escola
Leitura - fruição: Em slide: Mania
de explicação ( Adriana Falcão)
·
Leitura do Diário de Bordo para retomada do
encontro anterior.
Grupo
é... grupo
A cada encontro: imprevisível.
A cada elemento novo: surpresas
A cada elemento já parecidamente conhecido:
aspectos desconhecidos.
A cada encontro: um novo desafio, mesmo que supostamente já vivido.
A cada tempo: compromisso fazendo história.
A cada conflito: rompimento do estabelecido para a
construção da mudança.
A cada emoção: faceta insuspeitável.
A cada encontro: descobrimento de terras ainda não
desbravadas.
Grupo é grupo.
Madalena Freire
Unidade
III : O USO DO
DICIONÁRIO NA ESCOLA
Objetivo
Geral:
·
Incentivar o uso do dicionário como recurso
didático, para auxiliar os alunos na aquisição da escrita correta das palavras.
Objetivos
Específicos:
a) Promover a reflexão sobre a relação entre a escrita e a fala de
algumas palavras;
b) Analisar questões implicadas na leitura e pesquisa de palavras, bem como as
mesmas estão organizadas no dicionário;
c) Discutir o quanto é prático o uso do dicionário, como recurso didático na
ação alfabetizadora e para o trabalho
com a linguagem na escola, no sentido da relação alfabetização, letramento
e da leitura.
·
Atividade em grupo: Fazer uma atividade usando o dicionário.
Tarefa nº
10
·
Tente definir de maneira bem objetiva uma palavra que você conheça bem.
Depois tente outras. E por fim, compare a sua definição com a de um dicionário
e também compare sua definição com a de seus alunos.
Tarefa nº11: Minha história de leitor!
- Você
é capaz de se recordar dos livros que leu durante a adolescência que marcaram a
sua vida? Lembra-se dos professores e adultos
responsáveis pelo seu “nascimento” para o mundo da leitura? Havia uma
biblioteca na sua escola ou na sua cidade?
Conte
sua história com muito prazer e emoção.
ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
12º Encontro 03/ 10/ 12
TUTORA: JANETE FERREIRA
Sensibilização: Vídeo: O
acaso (Titãs)
·
Vídeo: Fascículo 5: Jogos e brincadeiras
·
Leitura do Diário de Bordo para retomada do
encontro anterior.
FASCÍCULO
5
O lúdico na
sala de aula: Projetos e jogos
Neste
fascículo, veremos alguns exemplos de jogos e brincadeiras realizados por
professoras de escolas públicas do Estado de Pernambuco. Em todos eles, os
alunos colocam em prática habilidades diretamente relacionadas à Língua Portuguesa:
na produção de um almanaque, em atividades lúdicas de leitura e escrita, de
canto e expressão oral e de compreensão do sistema de escrita alfabética.
Atividade em grupo: Como
vocês cursistas trabalhariam o texto Narizinho de Monteiro Lobato na sala de
aula? Faça uma lista de tudo que pode ser aproveitado para uma boa aula, e como
trabalhariam o texto incluíndo jogos?
ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
13º
Encontro 10/ 10/ 12
TUTORA: JANETE FERREIRA
Leitura-fruição: A vida
Não esperem que os outros façam por você! “Faça você mesmo”
Profº Drº Adenil Alfeu Domingos
Objetivos
gerais
Para
alfabetizar letrando (mesmo que a criança ainda não saiba ler), têm-se os
seguintes objetivos:
·
Refletir
sobre o uso de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização.
·
Refletir
sobre a importância de aliar o ensino do sistema alfabético a práticas de
leitura e produção de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
·
Reconhecer
os objetivos didáticos que orientam a elaboração de projetos didáticos nos anos
iniciais do Ensino Fundamental.
·
Analisar
alternativas didáticas elaboradas em projetos desenvolvidos por professoras de
escolas públicas.
·
Planejar
atividades voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e produção de
textos para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
O fascículo 5:
Aborda como trabalhar de forma lúdica, o
processo de ensino-aprendizagem das crianças em suas capacidades relacionadas
aos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em Alfabetização e
Linguagem. Abrange conhecimentos teórico-metodológicos indispensáveis às
competências e habilidades do docente, sobre como operacionalizar o processo de
ensino-aprendizagem de seus alunos de forma lúdica.
Retomada do encontro anterior. (diário de bordo);
·
Reflexão: A
importâcia dos jogos na sala de aula.
Estudo do Fascículo 5 : Unidade I
pág: 6 à 16
Atividade presencial: Fazer uma lista de jogos e brincadeiras trabalhados em
sala de aula;
Tarefa nº 12:
ATIVIDADE DE APLICAÇÃO:
·
De acordo com as atividades citadas e com o estudo do fascículo 5,
Unidade I, aplicar uma atividade com jogos para os alunos e registrar como foi
essa experiência. Confeccionar
um jogo e registrar através de fotos.
ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
14º Encontro 17/ 10/ 12
TUTORA: JANETE FERREIRA
As letras do abecedário
São amigas de verdade!
Sempre de mãos dadas,
brincam de pular corda
na avenida da cidade!
Engravatadas, fazem leis
nos discursos do plenário!
Depois, dormem no dicionário ... (Profº Drº Adenil)
Sensibilização: Vídeo: A aula
Retomada do encontro anterior. (diário de bordo);
PAUTA:
O LÚDICO NA SALA DE AULA: PROJETOS E JOGOS.
·
Ao realizar os jogos você avalia que o
caráter lúdico dos jogos e brincadeiras garantiu que os alunos refletissem
sobre o funcionamento de escrita alfabética?
No momento da brincadeira quais passos são importantes para garantir a aprendizagem do aluno?
Que avanços e dificuldades vocês observaram ao desenvolver em sua sala de aula , jogos voltados para o sistema de escrita
alfabética?
Reflexão: Jogos e brincadeiras para?
Estudo da Unidade II e
III : Fascículo 5 .
Unidade II
2. Mais brincadeiras... lendo e escrevendo ...
3. Cantar também faz rir e brincar...
Unidade III
4. Jogar para compreender o sistema de escrita alfabética e dominar as
suas convenções: mais alguns exemplos
5. Enfim...
Tarefa nº 13:
Atividade de reflexão:
·
Refletir e comentar sobre sua
prática pedagógica através de jogos e projetos desenvolvidos em sala de aula.Se
tem essa prática, comentar, e se não, comentar se gostaria de começar a trabalhar
com jogos na sala de aula e porquê?
ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
TUTORA: JANETE FERREIRA
15º Encontro 23/ 10 /
11
Frase da semana: Um menino que,
cansado de esperar pelo dia em que o pai conseguiria tempo para dar-lhe
atenção, pergunta: “Papai, quanto você ganha por hora?” O pai, sem paciência,
não dá muita importância. Mas o filho volta a insistir e o pai resolve
responder. “Ganho R$ 10 por hora”. O filho abre a mochila do colégio, conta 10
notas de 1 real e as entrega ao pai. “Economizei do lanche. Agora, você pode me
vender uma hora do seu tempo?”
ESTUDO DO FASCÍCULO 6 – O LIVRO
DIDÁTICO EM SALA DE AULA: ALGUMAS REFLEXÕES.
OBJETIVOS:
•
Refletir sobre o uso do livro
didático no processo de alfabetização.
•
Refletir sobre a importância de
aliar a seleção e a utilização do livro didático ao ensino do sistema
alfabético a práticas de leitura e produção de textos nos anos iniciais do
Ensino Fundamental.
•
Reconhecer os critérios de escolha
e utilização do livro didático e que orientam a elaboração de projetos
didáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
•
Analisar e avaliar a escolha de
livros didáticos a partir da troca de experiências desenvolvidas por professoras de escolas
públicas.
•
Planejar atividades voltadas para
a escolha e utilização do livro didático tendo como foco o domínio do sistema
alfabético, leitura e produção de textos para os anos iniciais do Ensino
Fundamental.
Unidade I
·
Introdução: Atividade de reflexão
1..
·
Alfabetização sem çetramento não
tem sentido algum...Um conpleta o outro.”
Unidade II
Análise do livro didático de
Língua Portuguesa:
Grupo 1- A Leitura (pág 21)
Grupo 2- A produção do texto
escrito (pág 23)
Grupo 3- A compreensão e a
produção do texto oral (pág 26)
Grupo 4- Abordagem dos
conhecimentos linguísticos (pág 28)
Tarefa nº 14
·
Atividade 32 e 33 da página 47 do fascículo 2.
0 comentários:
Postar um comentário