quinta-feira, 14 de junho de 2012

Pró- Letramento 2012 Revezamento


ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM 1º Encontro  13/ 06/ 2012
 TUTORA: JANETE  c. FERREIRA "O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas, não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores"
PiagetParte 1:·                    Abertura do Programa Pró-Letramento com o Diretor de departamento e  Supervisor de Ensino  Alceu Sergio Pereira.
 ·                    Sensibilização: Apresentação em slide do vídeo de motivação “O Gladiador”.
 


·               Dinâmica: “Folha em branco”
Parte 2:·                    Apresentação do “Programa Pró- Letramento: Alfabetização e Linguagem”.
 ·                    Entrega dos livros para os professores cursistas;
·                    Atividade individual
·                    Esclarecimento sobre:
Tarefas:
·                    Atividades de reflexão;
·                    Atividades de Aplicação;
·                    Relato de memórias pessoais;
·                    Diário de bordo;
Combinados:·                    Não esquecer material;
·                    Pontualidade e assiduidade,
·                    Respeitar o momento da leitura-fruição;
·                    Você é livre para perguntar;
·                    Não ter conversa paralela;
     CARGA HORÁRIA:·               Carga horária do curso: 180 horas
a)        Atividades presenciais: 84 horas
b)        Apoio à distância: 36 horas
c)         Realização do portfólio: 60 horas·        Os encontros semanais serão de:
a)        04horas – aulas presenciais
b)        Total: 21 encontros
c)         Faltas: 02 encontros
·               Cronograma dos encontros semanais ( sujeito à alterações):
Horário das aulas: 18:00h às 22:00h, toda quarta-feira;  
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
13
-------
08
05
03
07
05
20
-------
15
12
10
14

27
-------
22
19
17
21


-------
29
26
24
28





31

 
FASCÍCULO1
16 HORAS
4 ENCONTROS
FASCÍCULO2
12 HORAS
3 ENCONTROS
FASCÍCULO3
8 HORAS
2 ENCONTROS
FASCÍCULO4
8 HORAS
2 ENCONTROS
FASCÍCULO5
8 HORAS
2 ENCONTROS
FASCÍCULO6
8 HORAS
2 ENCONTROS
FASCÍCULO7
16 HORAS
4 ENCONTROS
FASCÍCULO8
8 HORAS
2 ENCONTROS
 Equipe envolvida no processo de formação continuada. ·        Orientador,coordenador geral,tutor e professor cursista;
  A formação deve não só ser compreendida como um componente inerente à profissionalização dos professores, mas assumida como tal.
A formação de professores deve estar voltada para a atividade reflexiva e investigativa que conjugue, de modo articulado e equilibrado, formação profissional e saber pedagógico, incorporando aspectos da diversidade e das inovações pedagógicas e tecnológicas e se comprometendo socialmente e com o sucesso dos alunos.A prática deve passar de mero campo de aplicação de teorias para campo de produção do conhecimento, na medida em que o exercício profissional envolve novas aprendizagens que vão além da simples aplicação do que foi estudado e os saberes construídos no fazer passam a ser objeto de valorização sistemática.A formação continuada não pode ser reduzida a cursos de atualização ou a treinamentos para introdução de inovações, nem deve ser entendida como ação compensatória a fragilidades identificadas na formação inicial. Se a formação continuada comporta cursos, palestras, seminários, atualização de conhecimentos e técnicas, ela não se restringe a isso, mas exige reflexão crítica sobre as práticas e compromisso com o processo histórico de produção e disseminação do conhecimento.No processo de formação continuada há que se cuidar para que os saberes não sejam apresentados ao professor como uma realidade exterior à sua própria prática. A formação continuada deve considerar o professor como sujeito da ação pedagógica, valorizando suas experiências pessoais, o conhecimento teórico e os saberes da prática. É preciso levar os professores em formação a vivenciarem trocas frequentes com seus pares, com pesquisadores e professores de outras instituições, criando uma rede de interlocução e troca de experiências. Deve-se permitir que o professor se torne um investigador capaz de rever sua prática, atribuir-lhe novos significados e compreender e enfrentar as dificuldades que encontra no cotidiano.                  Objetivo Geral                 Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental de modo a elevar a qualidade do ensino de Língua Portuguesa, por meio da formação continuada de professores na modalidade a distância.               Objetivos Específicosq              Propor situações para a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente e de reflexão sobre a prática pedagógica;
q              Desenvolver conhecimentos que possibilitem estabelecer novas relações e compreensões sobre o tema da educação em geral e, em especial, da Educação Matemática e da Língua Portuguesa;
q              Produzir materiais para cursos de formação continuada nas modalidades, a distância e semipresenciais;
q              Criar uma rede de professores formadores e tutores, que garantam a continuada da reflexão no município ou região;
  Público Alvo:Professores das séries/anos/ciclos iniciais do ensino fundamental de Municípios;
 Para a realização do curso teremos que trabalhar 8 fascículos:  1.        Capacidades Linguísticas da Alfabetização e Letramento;
2.        A organização do tempo pedagógico e o planejamento do ensino;
3.        Organização e uso da biblioteca escolar e salas de leitura;
           4-Relatos docentes: uma possibilidade de reflexão sobre a prática Linguística na Alfabetização e no ensino da língua nas séries iniciais;  5-Jogos e brincadeiras no ensino da Língua Portuguesa;  6-Modos de falar/ Modos de escrever; 7-O livro didático em sala de aula: Algumas Reflexões;    8-Fascículo Complementar;
  ·                                       Avaliação do curso:
A avaliação será feita através da participação e construção de um portfólio individual com atividades e relatórios realizados durante o curso. A construção deste é essencial para a conclusão do curso.  O que significa Pró- Letramento:Uso das palavras de forma “adequada” para cada contexto. Ex: Sabe-se que em um vestibular jamais irá escrever como se escreve em um site de relacionamento.
  Pró:À favor de, diagnóstico, conhecimento anterior, desenvolvimento do conhecimento;
 BLOG: letramentopro.blogspot.com.br


FOLHA EM BRANCO

Certo dia eu estava aplicando uma prova e os alunos, em silêncio, tentavam responder as perguntas com uma certa ansiedade.

Faltavam uns 15 minutos para o encerramento e um aluno levantou o braço, dirigiu-se a mim e disse:

"Professor, pode me dar uma folha em branco?"

L
evei a folha até sua carteira e perguntei porque queria mais uma folha em branco. Ele respondeu:

" Eu tentei responder as questões, rabisquei tudo, fiz uma confusão danada e queria começar outra vez".

Apesar do pouco tempo que faltava, confiei no rapaz, dei-lhe a folha em branco e fiquei torcendo por ele.

Aquela sua atitude causou-me simpatia. Hoje, lembrando aquele episódio simples, comecei a pensar quantas pessoas receberam uma folha em branco, que foi a vida que DEUS lhe deu até agora, e só têm
feito rabiscos, tentativas frustradas e uma confusão danada...

Acho que agora seria bom momento para se pedir a DEUS uma nova folha em branco, uma nova oportunidade para ser feliz.

A
ssim como tirar uma boa nota depende exclusivamente da atenção e esforço do aluno, uma vida boa também depende da atenção que demos aos ensinamentos do Mestre.

N
ão importa qual seja sua idade, condição financeira, religião, etc. Levante o braço, peça uma folha em branco, passe sua vida a limpo. Não se preocupe em tirar 10, ser o melhor.
Preocupe-se apenas em aplicar o aprendizado que recebeu nas aulas do Mestre.  Ele se interessa por aquele que pede ajuda e repete toda a "matéria" dada, portanto, só depende de você.   
 


Rita Pando - Direitos reservados à Paróquia Santa Catarina - Vila Santa Catarina - São Paulo - SP


Dinâmica: Folha em Branco

 Tutoras..
 As meninas..





 Camila..
 Renata...
 Flávia...
 Andréia...
 Rosana...
 Roberta...
 Carol..
 Renata...
Rosangela...