ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM 1º Encontro 13/ 06/ 2012
TUTORA: JANETE c. FERREIRA "O principal objetivo da educação é criar homens capazes
de fazer coisas novas, não simplesmente de repetir o que outras gerações
fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores"
PiagetParte
1:·
Abertura do Programa Pró-Letramento
com o Diretor de departamento e
Supervisor de Ensino Alceu Sergio
Pereira.
·
Sensibilização: Apresentação em slide do vídeo de motivação “O
Gladiador”.
·
Dinâmica: “Folha em branco”
Parte
2:·
Apresentação do “Programa Pró- Letramento: Alfabetização e Linguagem”.
·
Entrega dos livros para os professores cursistas;
·
Atividade individual
·
Esclarecimento sobre:
Tarefas:
·
Atividades de reflexão;
·
Atividades de Aplicação;
·
Relato de memórias pessoais;
·
Diário de bordo;
Combinados:·
Não esquecer material;
·
Pontualidade e assiduidade,
·
Respeitar o momento da leitura-fruição;
·
Você é livre para perguntar;
·
Não ter conversa paralela;
CARGA HORÁRIA:·
Carga horária do curso: 180 horas
a)
Atividades presenciais: 84 horas
b)
Apoio à distância: 36 horas
c)
Realização
do portfólio: 60 horas·
Os encontros semanais serão de:
a)
04horas – aulas presenciais
b)
Total: 21 encontros
c)
Faltas: 02 encontros
·
Cronograma dos encontros semanais ( sujeito à alterações):
Horário das aulas: 18:00h às 22:00h, toda
quarta-feira;
JUNHO
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JULHO
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AGOSTO
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SETEMBRO
|
OUTUBRO
|
NOVEMBRO
|
DEZEMBRO
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13
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-------
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08
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05
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03
|
07
|
05
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20
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-------
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15
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12
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10
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14
|
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27
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-------
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22
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19
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17
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21
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-------
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29
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26
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24
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28
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31
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FASCÍCULO1
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16 HORAS
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4 ENCONTROS
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FASCÍCULO2
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12 HORAS
|
3 ENCONTROS
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FASCÍCULO3
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8 HORAS
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2 ENCONTROS
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FASCÍCULO4
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8 HORAS
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2 ENCONTROS
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FASCÍCULO5
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8 HORAS
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2 ENCONTROS
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FASCÍCULO6
|
8 HORAS
|
2 ENCONTROS
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FASCÍCULO7
|
16 HORAS
|
4 ENCONTROS
|
FASCÍCULO8
|
8 HORAS
|
2 ENCONTROS
|
A formação de professores deve estar voltada para a atividade reflexiva e investigativa que conjugue, de modo articulado e equilibrado, formação profissional e saber pedagógico, incorporando aspectos da diversidade e das inovações pedagógicas e tecnológicas e se comprometendo socialmente e com o sucesso dos alunos.A prática deve passar de mero campo de aplicação de teorias para campo de produção do conhecimento, na medida em que o exercício profissional envolve novas aprendizagens que vão além da simples aplicação do que foi estudado e os saberes construídos no fazer passam a ser objeto de valorização sistemática.A formação continuada não pode ser reduzida a cursos de atualização ou a treinamentos para introdução de inovações, nem deve ser entendida como ação compensatória a fragilidades identificadas na formação inicial. Se a formação continuada comporta cursos, palestras, seminários, atualização de conhecimentos e técnicas, ela não se restringe a isso, mas exige reflexão crítica sobre as práticas e compromisso com o processo histórico de produção e disseminação do conhecimento.No processo de formação continuada há que se cuidar para que os saberes não sejam apresentados ao professor como uma realidade exterior à sua própria prática. A formação continuada deve considerar o professor como sujeito da ação pedagógica, valorizando suas experiências pessoais, o conhecimento teórico e os saberes da prática. É preciso levar os professores em formação a vivenciarem trocas frequentes com seus pares, com pesquisadores e professores de outras instituições, criando uma rede de interlocução e troca de experiências. Deve-se permitir que o professor se torne um investigador capaz de rever sua prática, atribuir-lhe novos significados e compreender e enfrentar as dificuldades que encontra no cotidiano. Objetivo Geral Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental de modo a elevar a qualidade do ensino de Língua Portuguesa, por meio da formação continuada de professores na modalidade a distância. Objetivos Específicosq Propor situações para a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente e de reflexão sobre a prática pedagógica;
· Avaliação do curso:
Certo dia eu estava aplicando uma prova e os alunos, em silêncio, tentavam responder as perguntas com uma certa ansiedade.
Faltavam uns 15 minutos para o encerramento e um aluno levantou o braço, dirigiu-se a mim e disse:
"Professor, pode me dar uma folha em branco?"
Levei a folha até sua carteira e perguntei porque queria mais uma folha em branco. Ele respondeu:
" Eu tentei responder as questões, rabisquei tudo, fiz uma confusão danada e queria começar outra vez".
Apesar do pouco tempo que faltava, confiei no rapaz, dei-lhe a folha em branco e fiquei torcendo por ele.
Aquela sua atitude causou-me simpatia. Hoje, lembrando aquele episódio simples, comecei a pensar quantas pessoas receberam uma folha em branco, que foi a vida que DEUS lhe deu até agora, e só têm
feito rabiscos, tentativas frustradas e uma confusão danada...
Acho que agora seria bom momento para se pedir a DEUS uma nova folha em branco, uma nova oportunidade para ser feliz.
Assim como tirar uma boa nota depende exclusivamente da atenção e esforço do aluno, uma vida boa também depende da atenção que demos aos ensinamentos do Mestre.
Não importa qual seja sua idade, condição financeira, religião, etc. Levante o braço, peça uma folha em branco, passe sua vida a limpo. Não se preocupe em tirar 10, ser o melhor.
Preocupe-se apenas em aplicar o aprendizado que
recebeu nas aulas do Mestre. Ele se interessa por aquele que pede ajuda e
repete toda a "matéria" dada, portanto, só depende de
você.
Rita Pando - Direitos reservados à Paróquia Santa Catarina - Vila Santa Catarina - São Paulo - SP
Dinâmica: Folha em Branco
Tutoras..
As meninas..
Camila..
Renata...
Flávia...
Andréia...
Rosana...
Roberta...
Carol..
Renata...
Rosangela...