quinta-feira, 24 de novembro de 2011

15º encontro; LIVRO DIDÁTICO E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES.

                                    ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEm

                    15º Encontro  23/ 11/ 11

                   TUTORA: JANETE FERREIRA
 
Pauta

Sensibilização: Vídeo: A importância do livro

Leitura-Fruição: A porta do lado( Dráuzio Varella)
 
A PORTA DO LADO
Por Dráuzio Varella

         Em entrevista dada pelo médico Drauzio Varella, disse ele que a
 gente tem um nível de exigência absurdo em relação à vida, que queremos
 que absolutamente tudo dê certo, e que, às vezes, por aborrecimentos
 mínimos, somos capazes de passar um dia inteiro de cara amarrada.
       E aí ele deu um exemplo trivial, que acontece todo dia na vida  da gente...
      É quando um vizinho estaciona o carro muito encostado ao seu na
 garagem (ou pode ser na vaga do estacionamento do shopping). Em vez de
 simplesmente entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua
 vida, você bufa, pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia.
        Eu acho que esta história de dois carros alinhados, impedindo a
 abertura da porta do motorista, é um bom exemplo do que torna a vida de
 algumas pessoas melhor, e de outras, pior.
     Tem gente que tem a vida muito parecida com a de seus amigos,
 mas não entende por que eles parecem ser tão mais felizes.
 Será que nada dá errado pra eles? Dá aos montes. Só que, para
 eles, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor
 diferença.   O que não falta neste mundo é gente que se acha o último
 biscoito do pacote. Que "audácia" contrariá-los! São aqueles que nunca
 ouviram falar em saídas de emergência: fincam o pé, compram briga
e não deixam barato.
      Alguém aí falou em complexo de perseguição? Justamente.
      O mundo versus eles.
      Eu entro muito pela outra porta, e às vezes saio por ela também.
      É incômodo, tem um freio de mão no meio do caminho, mas é um problema
 solúvel. E como esse, a maioria dos nossos problemões podem ser
 resolvidos assim, rapidinho. Basta um telefonema, um e-mail, um pedido
 de desculpas, um deixar barato.
       Eu ando deixando de graça... Pra ser sincero, vinte e quatro
 horas têm sido pouco prá tudo o que eu tenho que fazer, então não vou
 perder ainda mais tempo ficando mal-humorado.
      Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e
 gente idem; pilhas de pessoas que vão atrasar meu dia. Então eu uso a
 "porta do lado" e vou tratar do que é importante de fato.
       Eis a chave do mistério, a fórmula da felicidade, o elixir do
 bom humor, a razão por que parece que tão pouca coisa na vida dos outros
 dá errado."

         Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não
 estrague o seu dia... Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia.
 Lembre-se, o humor é contagiante - para o bem e para o mal - portanto,
 sorria, e contagie todos ao seu redor com a sua alegria.
A "Porta do  lado" pode ser uma boa entrada ou uma boa saída... Experimente!

         LD E AÇÕES PEDAGÓGICAS: ALGUMAS RECOMENDAÇÕES...
·         É importante que o professor tenha consciência de seu papel na
        formação do leitor e sua responsabilidade no preenchimento das
     lacunas presentes no livro didático.
·         A mediação do professor é também decisiva para a reflexão sobre as
 questões fundamentais que devem permear o cotidiano da sala de aula:
    o que é ler? ler para quê? ler para quem? o que ler? como ler?
·         É justamente a postura crítica e aberta do professor que possibilitará
     um trabalho diferenciado e com perspectivas de sucesso.
·         Trazer para a sala de aula os diferentes tipos de textos que circulam
     socialmente, porque é pelo confronto com temas e enfoques variados
     que o aluno vai construindo seus pontos de vista sobre as questões
     vitais com que se defronta.
·         Efetuar o confronto de textos e a possibilidade de uma leitura                      plural oferecem a possibilidade da formação de um leitor                                           crítico e envolve  também a dimensão lúdica da linguagem.


Unidade III
A escolha do livro didático
Realização das atividades 10, 11, 12, 13
Discussão sobre o processo de escolha em nossa rede municipal e o uso do livro didático.
3-Palavras finais (pág. 40, 41)
  • L.P. - Pouco avanço na análise linguística.
    *A.L.F – Ainda falta articulação entre práticas de leitura e escrita e reflexão   sobre o sistema de escrita.
Grupo – Atividade de reflexão 9 pág. 28

A abordagem dos conhecimentos linguísticos (isto é, o que substitui o antigo ensino da gramática).

1-Alfabetização/2-Leitura /3-Produção de texto /4-Oralidade / 5-Análise linguística

Atividade de reflexão 9:

1-Em quais características os mais recentes livros didáticos do 1º ao 5º ano se diferenciam dos utilizados alguns anos atrás, no que se refere ao estudo dos conhecimentos linguísticos (de gramática)?

2-Que aspectos positivos e que lacunas você identifica no livro didático atualmente usado por você em sala de aula, quanto ao tratamento dispensado aos conhecimentos linguísticos?

3-No processo de escolha do livro didático, você leva em consideração o tipo de trabalho realizado pela obra com conhecimentos linguísticos? Que aspectos você observa, principalmente? (Discuta com seus colegas as respostas formuladas.)




 
DIÁRIO  DE BORDO

15º Encontro


Registrado pela tutora: Janete de Cássia Ferreira
 

       Começamos o 15º encontro com o Vídeo: “A importância do livro”, Logo após refletimos sobre o uso do Livro didático no processo de alfabetização, discutimos também os critérios de escolha e utilização do livro didático e a elaboração de projetos didáticos, nos anos iniciais do ensino fundamental.
        Lemos o texto: A porta do lado, de Dráuzio Varella, que diz que quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não estrague o seu dia, use a Porta do lado e mantenha sua harmonia, lembrando sempre que o humor é contagiante, para o bem e para o mal, portanto sorria e contagie todos ao redor com a sua alegria.
     A porta do lado pode ser uma boa entrada ou uma boa saída, experimente!

     Voltamos para o fascículo 6, com algumas recomendações sobre o livro Didático, pois é muito importante que o professora  tenha consciência de seu papel na formação do leitor e no preenchimento das lacunas presentes no livro didático.
    É importante que o professor tenha consciência de seu papel na  formação do leitor e sua responsabilidade no preenchimento das  lacunas presentes no livro didático.
     A mediação do professor é também decisiva para a reflexão sobre as  questões fundamentais que devem permear o cotidiano da sala de aula: O que é ler? Ler para quê? Ler para quem? O que ler? Como ler?
     É justamente a postura crítica e aberta do professor que possibilitará um trabalho diferenciado e com perspectivas de sucesso.                                                                                        Trabalhamos a Unidade III  do fascículo: A escolha do livro didático, realizamos as atividades 9,10,11,12 e 13 e discutimos sobre o processo de escolha em nossa rede municipal e o uso do livro didático.                                                                                                     As cursistas discutiram sobre o assunto, dizendo que leva em consideração o tipo de trabalho realizado em sala de aula, para que possam escolher os Livros didáticos de acordo com a realidade dos alunos. Assim aconteceu o 15º encontro.